Pesquisar
Pesquisar
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante telefonema com o Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no Palácio da Alvorada, em 14.10.2023. Brasília - DF (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Dossiê “SOS Palestina Livre” pede a Lula ação concreta do Brasil por cessar-fogo em Gaza

Documento é assinado por centenas de formadores de opinião de consciência, organizações e movimentos e se une aos apelos para que o governo brasileiro passe das declarações à prática para frear o genocídio em Gaza

Amyra El Khalili, Redação Diálogos do Sul Global
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

A escalada genocida de Israel contra os palestinos tem despertado novas declarações do Brasil. Em 25 de maio, na Espanha, o governo brasileiro participou de uma reunião com 19 países para discutir medidas em busca de soluções para o conflito na Faixa de Gaza, incluindo a possibilidade de sanções ao regime sionista. As discussões priorizaram ainda ações para viabilizar a chamada solução de dois Estados, um palestino e outro israelense.

O Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que criticou a inação da comunidade internacional diante do massacre da população civil em Gaza. O Itamaraty explicou que o encontro buscou ainda a preparação para a Conferência sobre a questão Palestina, prevista para os dias 17 a 20 de junho, em Nova York.

Crescem, no entanto, os clamores para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lance mão de ações concretas para além das declarações. Assim, no último 29, foi entregue pessoalmente ao mandatário o dossiê “SOS Palestina Livre”. O documento, assinado por centenas de formadores de opinião de consciência, organizações e movimentos, reivindica que Lula barre o PL 5.636/2019, que estabelece o Dia Oficial para a Celebração da Amizade Brasil-Israel, e pede ainda medidas por um cessar-fogo permanente e contra a fome em Gaza.

A seguir, confira o dossiê “SOS Palestina Livre” entregue ao Presidente Lula.

Protocolo de Entrega do Dossiê “SOS Palestina Livre”

Comunicamos que o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à cidade de Itajaí, no Estado de Santa Catarina, acaba de receber em mãos o Dossiê “SOS Palestina Livre”.

Para cumprir essa missão, designamos, nesta data, 29 de maio, a Sra. Shahla Costa Othman — presidente do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman — para protocolar a entrega do referido dossiê, realizada em mãos ao Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil.

Este é um esforço coletivo por justiça, solidariedade e libertação na Palestina, demonstrando a importância da unidade e da mobilização internacional numa iniciativa dos (as) “Formadores (as) de Opinião de Consciência”.

A coleta de assinaturas não cessará até que os objetivos do Dossiê “SOS Palestina Livre” sejam alcançados, pois nós, palestinos e palestinas, temos fé — uma fé na resistência, uma fé que nos mantém firmes pela nossa existência e dignidade; uma fé que não se esgota e que nos coloca diante do destino, cumprindo uma missão pela evolução da humanidade e pela proteção de todos os seres vivos deste planeta.

Agradecemos imensamente a confiança dos signatários nesta cyber-ação internacional, bem como suas preciosas assinaturas. Seguiremos irmanados nesta ampla rede comprometida com o encontro das pessoas certas, na hora certa e no lugar certo.

Dossiê “SOS Palestina Livre”:

  1. Carta para o Presidente Lula bloquear o PL 5.636/2019, que estabelece o Dia Oficial para a Celebração da Amizade Brasil-Israel
  2. Apelo urgente por uma “Ação para Acabar com a Fome em Gaza e Garantir o Acesso Humanitário”
  3. Um apelo de mulheres brasileiras em missão de paz no Oriente Médio


São Paulo, 29 de maio de 2025.

InshAllah, venceremos!
(Do árabe, “Se Deus quiser”)

Amyra El Khalili
Movimento Mulheres pela Paz na Palestina

Shahla Costa Othman, presidente do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino ‘Khader Othman’, entrega o dossiê SOS Palestina Livre a Ideli Salvatti, ex-ministra dos Direitos Humanos e ex-senadora de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que também está entre os(as) signatários(as) ‘Formadores(as) de Opinião de Consciência’.

Presidente Lula participa da cerimônia de retomada das operações do Porto de Itajaí, em SC, em 29 de maio de 2025


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Amyra El Khalili Beduína palestino-brasileira da linhagem de Saladino e do Sheik Mohamed El Khalili e professora economista, editora das redes Movimento Mulheres pela Paz na Palestina e Aliança RECOs – Aliança de Redes de Cooperação Comunitária desde o Sul Global. É autora dos e-books “Commodities ambientais em missão de paz” e “A construção coletiva de um projeto de vidas – novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe”, Editora Docas da Livraria. CNPq - http://lattes.cnpq.br/4833702809090692
Redação Diálogos do Sul Global

LEIA tAMBÉM

Indústria da guerra, Israel e violência de Estado os elos entre Gaza e a Favela do Moinho
Israel, indústria da guerra e violência de Estado: os elos entre Gaza e a Favela do Moinho
Classificar PCC como terrorista é convite para intervenção estrangeira, alerta Comandante Farinazzo
Classificar PCC como terrorista é convite para intervenção estrangeira, alerta Comandante Farinazzo
Sem pão, sem aço o ataque a Marina Silva e a luta por uma industrialização socioambiental
Sem pão, sem aço: o ataque a Marina Silva e a luta por uma industrialização socioambiental
Basta de ilusões continuidade de Lula e PT exige ruptura com burguesia e “aliados” de direita
Continuidade de Lula e PT exige ruptura com burguesia e “aliados” de direita