Pesquisar
Pesquisar

Em meio à crise regional, Revista Forbes elogia sucesso econômico da Bolívia

Luis Arce Catacora, ministro da Economia da Bolívia, em entrevista declarou que a previsão é de 4,7% de crescimento da economia em 2019
Redação Diálogos do Sul
La Paz

Tradução:

A revista especializada Forbes, do México, elogiou o modelo econômico da Bolívia comandada pelo presidente Evo Morales. Durante seis anos, o país liderou o crescimento financeiro na região graças à nacionalização e distribuição de riquezas.

Luis Arce Catacora, ministro da Economia da Bolívia, em entrevista concedida à publicação declarou que a previsão é de 4,7% de crescimento da economia em 2019. A previsão para o Brasil é de 2,2% e do Chile, 3,5%.

“O crescimento acima de 4% observado nesta nação nos últimos anos (com média de 4,5%) é explicado pela mudança no modelo econômico, que deixou de ser neoliberal e se centrou em um ‘Modelo Econômico Social Comunitário Produtivo’”.

Luis Arce Catacora, ministro da Economia da Bolívia, em entrevista declarou que a previsão é de 4,7% de crescimento da economia em 2019

Mi Bolívia Amada
O presidente Evo Morales e o ministro da Economia da Bolívia Luis Arce Catacora

Catacora lembrou que a etapa neoliberal que vigorou no país até 2005 se caracteriza pela concentração de renda, quando os ricos eram mais ricos e os pobres ainda mais pobres.   

Por outro lado, a Bolívia manterá neste ano o incentivo ao investimento público que, vinculado a um crescimento sustentável do consumo, permitirá que a economia continue mostrando um ritmo de expansão similar ao de 2018, segundo estimativas da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos
Margaret Thatcher - neoliberalismo
Afinal, o que é neoliberalismo?
Bilderberg
Bilderberg: o clube secreto de magnatas que gerencia a desordem mundial