Pesquisar
Pesquisar

Acolher para recrutar: a miséria como arma das neopentecostais e da Nova Direita no Brasil

Viver é viver neste mundo, buscar fortuna e fama, adotar todas as ambições de uma sociedade neoliberal na religião e rezar por uma alta taxa de retorno
Vijay Prashad
TriContinental
Nova Delhi

Tradução:

O Global Wage Report 2022-23 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) acompanha o terrível colapso dos salários reais de milhares de milhões de pessoas em todo o planeta. A enorme distância de rendimento entre os 99% da população mundial e os 1% de multimilionários é assustadora. Durante a pandemia, quando a maior parte do mundo sofreu uma perda dramática em seus meios de subsistência, os dez homens mais ricos do mundo duplicaram suas fortunas. Esta extrema desigualdade de rendimento, agora totalmente normal em nosso mundo, produziu imensas e perigosas consequências sociais.

Se caminhar por qualquer cidade do planeta, não apenas nas nações mais pobres, encontrará aglomerados cada vez maiores de moradias tomadas pela miséria. Elas têm muitos nomes: favelas, bastis, bidonville, daldogneh, gecekondu, kampung kumuh, slums, Sodoma e Gomorra. Nesses territórios, milhares de milhões de pessoas lutam para sobreviver em condições desnecessárias em nossa era de enorme riqueza social e tecnologia inovadora. Mas os quase trilionários se apoderam dessa riqueza social e prolongam sua greve fiscal de meio século contra os governos, que paralisa as finanças públicas e impõe austeridade permanente à classe trabalhadora.

Fotografia de referência: Moradores do bairro e outros convidados participam de estudo bíblico popular em Petrolina, Pernambuco, 2019. Fonte do Centro de Comunicação Popular (Brasil). 

O aperto constritivo da austeridade define o mundo dos bastis e das favelas, pois as pessoas lutam constantemente para superar as persistentes mazelas da fome e da pobreza, uma quase ausência de água potável e sistemas de esgoto e uma vergonhosa falta de educação e assistência médica. Nessas bidonvilles, as pessoas são forçadas a criar novas formas de sobrevivência quotidiana e novas formas de acreditar em um futuro para si mesmas neste planeta.

Essas formas de sobrevivência quotidiana podem ser vistas nas organizações de autoajuda – quase sempre dirigidas por mulheres – que existem nos ambientes mais inóspitos, como dentro da maior favela da África, Kibera (Nairóbi, Quênia), ou em ambientes apoiados por governos com poucos recursos naturais, como na Comuna Altos de Lídice (Caracas, Venezuela). O Estado de Austeridade no mundo capitalista abandonou seu dever elementar de prover auxílio, com organizações não-governamentais e instituições de caridade fornecendo soluções improvisadas para sociedades sob imenso stress.

Não muito longe das instituições de caridade, existe um elemento persistente no planeta das favelas: crime organizado, verdadeiras agências de emprego do sofrimento. Esses grupos criminosos reúnem os elementos mais aflitos da sociedade – principalmente homens – para gerenciar uma série de atividades ilegais (drogas, tráfico sexual, esquemas de proteção, jogos de azar). De Ciudad Nezahualcoyot l (Cidade do México, México) a Khayelitsha (Cidade do Cabo, África do Sul) e Orangi Town (Karachi, Paquistão), a presença de criminosos empobrecidos, de pequenos ladrões ou malandros, a poderosos chefes de gangues, é onipresente. No Rio de Janeiro, Brasil, os moradores da favela de Antares chamam a entrada do seu bairro de “boca”, local onde as drogas podem ser compradas.

Viver é viver neste mundo, buscar fortuna e fama, adotar todas as ambições de uma sociedade neoliberal na religião e rezar por uma alta taxa de retorno

Pexels
Construir sonhos e um futuro provoca a necessidade de criarmos uma esperança que pode de fato ser vivenciada de forma cotidiana




Pobreza e fragmentação social

Neste contexto de imensa pobreza e fragmentação social, as pessoas recorrem a diferentes tipos de religiões populares em busca de alívio. Há razões práticas para essa mudança, é claro, uma vez que igrejas, mesquitas e templos fornecem alimentação e educação, bem como locais para reuniões comunitárias e atividades para crianças. Onde o Estado aparece principalmente na forma de polícia, os pobres urbanos preferem refugiar-se em organizações de caridade muitas vezes ligadas de uma forma ou de outra a ordens religiosas. Mas essas instituições não atraem as pessoas apenas com refeições quentes ou canções ao entardecer; há um fascínio espiritual que não deve ser minimizado.

Foto de referência: Bispo Sérgio Arthur Braschi, da Diocese de Ponta Grossa (PR), abençoa alimentos que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doou a 500 famílias carentes, 2021, por Jade Azevedo. 

Nossas investigadoras no Brasil têm estudado o movimento pentecostal nos últimos anos, realizando pesquisas etnográficas em todo o país para entender o apelo dessa seita em rápido crescimento. O pentecostalismo, uma forma de cristianismo evangélico, emergiu como uma preocupação local porque começou a moldar a consciência dos pobres urbanos e da classe trabalhadora em muitos países, com ideias tradicionalistas, e tem sido fundamental nos esforços para transformar essas populações em base da Nova Direita.

Fotografia de referência: Participantes de uma marcha e vigília organizada pelo Coletivo Cristão Love Conquers Hate acender velas durante uma oração com fiéis de várias religiões no Rio de Janeiro, 2018, por Gabriel Castilho. 

O dossiê n. 59, Fundamentalismo e imperialismo na América Latina: ação e resistência (dezembro de 2022), fruto da investigação e escrito por Delana Cristina Corazza e Angélica Tostes, sintetiza a pesquisa do grupo de trabalho do escritório do Brasil do Instituto Tricontinental sobre os evangélicos, política e organização popular. O texto mapeia a ascensão do movimento pentecostal no contexto da viragem neoliberal na América Latina e apresenta uma análise minuciosa do porquê dessas novas tradições de fé terem surgido e por que elas se encaixam tão elegantemente com setores da Nova Direita (incluindo, no caso do Brasil, com as políticas de Jair Bolsonaro e do bolsonarismo).


Expressão e protesto contra o sofrimento

No século XIX, um jovem Karl Marx capturou a essência do desejo religioso entre os oprimidos: “O sofrimento religioso”, escreveu ele, “é, ao mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo”. É equivocado supor que a viragem para formas de religião é apenas sobre a necessidade desesperada por bens que o Estado de Austeridade não está disposto a fornecer.

Há mais em jogo aqui, muito mais do que o pentecostalismo, que chamou nossa atenção, mas que não está sozinho em seu trabalho nas favelas habitadas pelos pobres urbanos. Tendências semelhantes ao pentecostalismo são visíveis em sociedades dominadas por outras tradições religiosas. Por exemplo, os da’wa [pregadores] do mundo árabe, como o televangelista egípcio Amr Khaled, fornecem um tipo de bálsamo semelhante, enquanto na Índia, a Art of Living Foundation e uma série de pequenos sadhus [homens santos] junto com o movimento Tablighi Jamaat [Sociedade para Espalhar a Fé] fornecem seu próprio consolo.

O que une essas forças sociais é que elas não se concentram na escatologia, na preocupação com a morte e o julgamento que rege as tradições religiosas mais antigas. Essas novas formas religiosas são voltadas para a vida e para o viver (“Eu sou a ressurreição e a vida”, de João 11:25, é uma das prediletas dos pentecostais). Viver é viver neste mundo, buscar fortuna e fama, adotar todas as ambições de uma sociedade neoliberal na religião, rezar não para salvar a própria alma, mas por uma alta taxa de retorno. Essa atitude é chamada de Evangelho da Vida ou Evangelho da Prosperidade, cuja essência é captada nas perguntas de Amr Khaled: “Como podemos transformar todas as 24 horas em lucro e energia? Como podemos investir as 24 horas da melhor maneira?”. A resposta é através do trabalho produtivo e da oração, uma combinação que a geógrafa Mona Atia chama de “neoliberalismo piedoso”.


Estado de Austeridade

Em meio ao desespero da grande pobreza no Estado de Austeridade, essas novas tradições religiosas fornecem uma forma de esperança, um evangelho da prosperidade que sugere que Deus quer aqueles que lutam para ganhar riqueza neste mundo e que mede a salvação não em termos da graça divina no vida após a morte, mas no saldo atual da conta bancária. Através da apreensão afetiva da esperança, essas instituições religiosas, em geral, promovem ideais sociais profundamente conservadoras e odiosas em relação ao progresso (particularmente em relação aos LGBTQIA+ e aos direitos das mulheres e à liberdade sexual).

Fotografia de referência: Fazendo o Grito do Anel na Geórgia , ca. 1930, fotógrafo desconhecido. Fonte: Documentos de Lorenzo Dow Turner, Arquivos do Museu da Comunidade Anacostia, Smithsonian Institution. 

Nosso dossier, uma abertura para entender o surgimento dessa gama de instituições religiosas no mundo dos pobres urbanos, ponta para essa tomada da esperança de milhares de milhões de pessoas:

Os desafios da construção de sonhos e de um futuro provoca a necessidade de criarmos uma esperança que pode de fato ser vivenciada de forma cotidiana. É também nossa tarefa resgatar nossa história e fazer com que a luta por direitos sociais seja traduzida em organização popular a partir de espaços de formação e compreensão da realidade, sem deixar de compreender as novas linguagens e possibilitar vivências de solidariedade coletiva, lazer e festa. Nesses esforços, é importante não negligenciar ou descartar novas ou diferentes formas de interpretar o mundo, como por meio da religião, mas sim promover um diálogo aberto e respeitoso entre elas para construir unidade em torno de valores progressistas compartilhados.

Este é um convite para uma conversa e uma práxis em torno da esperança da classe trabalhadora que está enraizada nas lutas para transcender o Estado de Austeridade, em vez de se render a ele como faz o “neoliberalismo piedoso”.

Foto de referência: A Marcha das Margaridas , ação pública realizada em Brasília em 2019 envolvendo mais de 100 mil mulheres, de Natália Blanco (KOINONIA Presença e Atendimento Ecumênico). Fonte do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT). 

Em fevereiro de 2013, Jabhat al-Nusra, afiliado da Al-Qaeda na Síria, foi à cidade de Maarat al-Nu’man e decapitou uma estátua de 70 anos do poeta do século XI Abu al-Alaa al-Ma’ arri. O velho poeta os irritou porque muitas vezes é considerado ateu, embora, na verdade, fosse principalmente anticlerical. Em seu livro Luzum ma la yalzam, al-Ma’arri escreveu sobre as “ruínas em ruínas dos credos” nas quais um batedor cavalgava e cantava: “O pasto aqui está cheio de ervas daninhas”. “Entre nós, a falsidade é proclamada em voz alta”, escreveu ele, “mas a verdade é sussurrada… Ao Correto e a Razão são negados uma mortalha”. Não é à toa que os jovens terroristas – inspirados por seu próprio evangelho da certeza – decapitaram a estátua feita pelo escultor sírio Fathi Mohammed. Eles não podiam suportar o pensamento da humanidade resplandecente.

Vijay Prashad | Tricontinental
Tradução: Resistir.Info


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Vijay Prashad

LEIA tAMBÉM

EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos
Margaret Thatcher - neoliberalismo
Afinal, o que é neoliberalismo?
Bilderberg
Bilderberg: o clube secreto de magnatas que gerencia a desordem mundial
e834dd84-76aa-4123-a44b-a94ee6a03ac5
Ladislau Dowbor | Estamos à deriva em meio à catástrofe global