Pesquisar
Pesquisar

Agressão contra democracia, pressão sobre XP escancara desespero do bolsonarismo

"A gente sente nas ruas que o povo não quer mais esse governo de miséria, fome, desemprego e morte", diz Luciana Santos presidenta nacional do PCdoB
Cezar Xavier
Portal Vermelho
São Paulo (SP)

Tradução:

Coordenadores da pré-campanha de Lula e Alckmin, assim como outros políticos, reagiram com indignação e ironia à pressão do bolsonarismo sobre a XP Investimentos, que cancelou a divulgação da pesquisa do Instituto Ipespe. A pesquisa estava sendo divulgada semanalmente e vinha mostrando o ex-presidente Lula na frente de Jair Bolsonaro, com grande vantagem, assim como levantamentos de outros institutos.

A coluna de Mônica Bérgamo, na Folha de S. Paulo, apurou que a pressão aumentou quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.

Bolsonaristas passaram a atacar a corretora nas redes sociais – um dos mais notórios dele foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ministros teriam telefonado para a XP, assim como clientes, em especial os ligados ao agronegócio, que teriam retirado investimentos da corretora. Com isso, diretores e acionistas minoritários passaram a fazer questionamentos internos sobre o movimento.

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), é um dos coordenadores de comunicação da pré-campanha do Movimento Vamos Juntos pelo Brasil, e considerou a pressão contra divulgação de pesquisas desfavoráveis a Bolsonaro uma agressão contra a democracia e a livre opinião. O movimento reúne PT, PSB, PCdoB, PSol, PV, Solidariedade e Rede, além de movimentos sociais e centrais sindicais

Assista na TV Diálogos do Sul

“Hoje chegamos ao exemplo mais explícito de como será esse processo eleitoral. A democracia e o livre direito de opinar sendo brutalmente agredidos”, lamentou Edinho, em declaração o portal Vermelho. Para ele, “mais do que nunca”, as forças democráticas precisam se unir para que o fascismo seja derrotado.

Quem também considerou a pressão sobre a XP uma agressão autoritária foi a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. Para ela, a censura à pesquisa XP é sintomática. “Parece que bateu mesmo o desespero. Mais uma vez, os bolsonaristas tentam negar a realidade, mas não tem como tapar o sol com a peneira. A gente sente nas ruas que o povo não quer mais esse governo da miséria, da fome, do desemprego e da morte. O Brasil quer eleger Lula e trazer de volta o tempo bom”, declarou ela ao portal Vermelho.

"A gente sente nas ruas que o povo não quer mais esse governo de miséria, fome, desemprego e morte", diz Luciana Santos presidenta nacional do PCdoB

Mídia NINJA – Flickr

Levantamentos já apontam para a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, com intenção superior aos 50% de votos válidos

Mas ela disse também que a campanha estará preparada para reagir ao jogo sujo. “Estamos tendo uma mostra da campanha que eles querem fazer, antidemocrática. Mas vamos enfrentar, com a garra dos que estão do lado certo”.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), por outro lado, vê Bolsonaro focando no problema errado. “Não adianta Bolsonaro brigar com as pesquisas. O que elas dizem é que ele tem de sair e o Brasil tem de mudar”, disse a dirigente petista em suas redes sociais.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) considerou que o gesto dos Bolsonaros revela desespero com a derrota para Lula. “Flávio Rachadinha resolveu rasgar as vestes em praça pública. Se a mensagem é ruim, matam o mensageiro. É, amigos, o desespero é grande! Vai ser no primeiro turno!”, disse, fazendo referência as pesquisas que apontam intenção de voto que não levaria a disputa sequer para o segundo turno.

Até a deputada de direita Joice Hasselmann (PSDB-SP) considerou “lamentável” a XP ceder aos bolsonaristas. Para ela, pesquisas custam e clientes tem direito à informação, e ainda ironizou a contradição da família Bolsonaro em relação à pesquisas. “Flavinho que diz não acreditar em pesquisas teria colocado uma “mordaça”na empresa. Que desespero!”

Joice ainda disse que a emenda sai pior que o soneto, ao expor os medos do presidente. Esconder a pesquisa, na opinião dela, dá dupla derrota a Jair Bolsonaro ao expor a pressão/coerção da família contra a empresa “e ainda faz imaginar o quanto foi ruim o resultado”. “Ficou muito pior do que já está”, resumiu.


A pesquisa

Na sondagem divulgada na semana passada, Lula aparecia com 45%, contra 34% do atual presidente da República. Agora a pesquisa pode deixar de ser semanal para se tornar mensal. Outros levantamentos já apontam para a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, com intenção superior aos 50% de votos válidos.

A pesquisa que seria divulgada na próxima sexta chegou a ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sábado (4), sob o número BR-06295/2022. Nesta quarta (8), após ter sido registrada em nome de outra empresa do grupo (Infomoney), a decisão radical foi pela retirada do site por determinação da própria corretora.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Cezar Xavier

LEIA tAMBÉM

1fe87bc8-369d-4b78-beb4-3c0e60d7b520
Qual o preço da aprovação do furo do teto dos gastos? Saiu barato para o centrão!
60c4bd06-ab9f-4bd3-8926-d6d97b0e6289
Por mentir descaradamente durante eleições, Jovem Pan perde monetização no YouTube
a1478090-ccd2-4be6-a65e-9208a13c3341
Com derrota à crueldade fascista, RS dá fôlego à esquerda e retoma diálogo democrático
d3908a35-5d39-49e0-8e1b-a5eb2078d981
Fascistas nas ruas, serviço público precário e prefeito negligente: Porto Alegre volta a 1964