Pesquisar
Pesquisar

Cientista político analisa diferença entre Boric e Kast, que disputam o segundo turno no Chile

Desde o primeiro turno, ambas as candidaturas ajustaram notoriamente seus programas para a moderação, buscando o eleitorado de centro
Aldo Anfossi
La Jornada
Santiago

Tradução:

Tudo acontecendo e a toda velocidade na reta final para o desenlace presidencial do próximo domingo (19) no Chile, que se avizinha rapidamente, em que estão em jogo dois projetos de país muito diferentes: um, o que representa o candidato esquerdista Gabriel Boric e seu programa de mudanças estruturais, o início do longo caminho de saída do regime neoliberal que foi aberto pela explosão social de outubro de 2019; outro, a proposta de regressão autoritária, restauração conservadora e fundamentalismo religioso que expressa o ultradireitista José Antonio Kast, um negacionista que minimiza os crimes do pinochetismo.

Kast (55), da Frente Social Cristã, ganhou em novembro o primeiro turno com 27,91% dos votos; Boric (35), do Pacto Aprovo Dignidade, marcou 25,83%. Está proibida a divulgação de pesquisas nos 15 dias prévios à eleição, mas uma que circulou no domingo dá vantagem ao aspirante esquerdista. 

Enquanto as campanhas lançam suas últimas jogadas territoriais, uma feroz batalha de desqualificações, insultos, denúncias e mentiras satura as redes sociais: o passado nazista do pai de Kast ficou exposto, da mesma forma que presumidas vinculações da família com a matança e desaparecimento de dezenas de camponeses na localidade de Paina, na periferia de Santiago, após o golpe militar de 1973. 

Esquerda errou, mas não pode improvisar: ultradireita no Chile seria pior que Trump

E contra Boric, a direita se alvoroçou para tirar vantagem em cima de uma denúncia de assédio sexual contra ele, ocorrida em 2008, deturpando o caso para dizer que se tratou de “abuso sexual”; até que a denunciante se queixou do “aproveitamento inescrupuloso e violento da direita e do comando de José Antonio Kast”, informando que o candidato se desculpou, que conversaram e inclusive, votará nele. 

“A polarização nas redes sociais não reflete a realidade social. As redes são uma expressão em geral das elites e dos segmentos sociais que as frequentam. No entanto, o fato de que existam duas candidaturas, uma de esquerda e outra de extrema-direita, alimenta uma divisão como nunca havíamos visto desde o retorno da democracia”, diz o professor Claudio Fuentes, acadêmico de Ciência Política da Universidade Diego Portales.

Desde o primeiro turno, ambas as candidaturas ajustaram notoriamente seus programas para a moderação, buscando o eleitorado de centro. Kast, por exemplo, voltou atrás sobre acabar com o Ministério da Mulher e proibir o aborto por três causas; enquanto Boric acentuou seu discurso anti delinquência, passou de  “refundar” a polícia a “reformá-la” e condenou o vandalismo que acompanhou a explosão social.  

“Efetivamente, a única opção que têm ambas as candidaturas é moderar suas expectativas e programas, primeiro para capturar maiores adesões, mas, além disso, porque o novo Congresso Nacional tem quase a metade favorável à direita e está dividido. Isso implica que o futuro governo estará obrigado a negociar, qualquer que seja o resultado. Ambas as candidaturas fizeram mudanças em seus programas, sobretudo o de Kast que continha conceitos e políticas de extrema-direita”, explica Fuentes.

Que implicações poderia ter a vitória de um ou outro considerando a cidadania que “explodiu” em outubro de 2019 e que transcorrido dois anos daquilo, não observa melhorias? 

“Há bastante em jogo. O futuro governo terá que implementar a nova Constituição. Um governo de Boric facilitaria as coisas, pois se trata de um programa mais próximo à maioria da Convenção. Um governo de Kast que está por recusar a nova Constituição, sem dúvida seria mais problemático. Contudo, o assunto é que em ambos os casos se trata de um cenário complexo, pois há divisão no Congresso e alta fragmentação. Isso tornará difícil a governabilidade seja qual for o governo que sair eleito”, reponde. 

Boric X Kast: Eleitores de Parisi, o candidato “antipolítica”, serão chave no segundo turno do Chile

Fuentes nega que nas últimas três semanas os candidatos tenham se mimetizado, ao variar frequentemente de opinião. “Os candidatos não se mimetizaram. Continuam existindo fortes diferenças; Kast quer maiores poderes para o Presidente em estado de exceção, propõe construir uma grade e uma vala no norte, pretende reduzir os impostos, ou aumentar as pensões a cargo dos trabalhadores etc. Boric não propôs poder deter as pessoas em lugares que não sejam cárceres, ou construir uma vala, sua proposta em matéria de pensões é pela via de impostos e contribuição patronal etc. Continuam existindo grande diferenças”. 

Em troca, concede que as mudanças serão mais difíceis e existirá maior polarização no Congresso devido à redução do centro político; e que as opções de transformações virão pelo marco jurídico que será entregue pela nova Constituição em 2022. 


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Aldo Anfossi

LEIA tAMBÉM

Daniel_Noboa_Equador
Apagões no Equador detonam aprovação de Noboa e consulta popular pode fracassar
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Colombia
"Estado dentro do Estado": dissidências das Farc levam educação à região do Yarí, na Colômbia
Argentina_EUA
Argentina acusa Irã de atentado a Amia como reflexo da aliança entre Milei e EUA