Os cidadãos de Nova Jersey decidiram, nesta terça-feira (3), legalizar o uso recreativo da maconha para maiores de 21 anos.
Com 57.97% das urnas apuradas, 67.25% votaram pela legalização e apenas 32.75% foram contra a medida.
BREAKING: New Jersey has voted to legalize marijuana for adults 21 and over!
— Marijuana Policy Project (@MarijuanaPolicy) November 4, 2020
O estado também optou por Joe Biden diante de Donald Trump. Com 51.39% das urnas apuradas, o democrata tem 60.97% dos votos contra 37.59% do republicano.
O uso medicinal da erva é permitido desde 2010, tendo sido aprovado durante o mandato do ex-governador democrata Jon Corzine.
Pixabay
Uso recreativo da maconha é discutido em mais três estados estadunidenses
A medida poderá ter influenciar outros estados da Costa Leste do país, como Nova York e Pensilvânia, a seguir o mesmo caminho.
O governador de Nova Jersey, o democrata Phil Murphy, afirmou, em agosto deste ano, que legalizar a maconha seria “uma coisa incrivelmente inteligente a se fazer”.
Pesquisas anteriores realizadas no estado revelaram que a maior parte dos entrevistados (57%) não são usuários e que penas 9% experimentariam maconha caso ela fosse legalizada.
Os estados de Arizona, Montana e Dakota do Sul também decidirão, por plebiscito, pela legalização ou não do uso da maconha para uso recreativo e medicinal.