Pesquisar
Pesquisar

Há 25 anos no poder, Aleksandr Lukashenko comemora reeleição na Bielorrússia

Segundo as pesquisas de boca de urna, Lukashenko obteve 79,07% e sua principal rival, Svetlana Stojanovska, candidata unificada da oposição, apenas 6,08%
Juan Pablo Duch
La Jornada
Moscou

Tradução:

Como parte de seu repertório de alquimia eleitoral, as autoridades da Bielorrússia não darão a conhecer os resultados das eleições presidenciais de domingo, embora a demora – sobretudo havendo tão poucos votos que contar, pouco menos de 7 milhões foram o eleitorado e é claro que nem todos foram votar – não fará mais crível o triunfo de Aleksandr Lukashenko, o atual presidente que opta, a qualquer preço, por sua sexta reeleição desde 1994 com o respaldo, como ele gostaria, de não menos de 80% dos votos depositados.

Por enquanto, segundo as pesquisas de boca de urna das autoridades, Lukashenko obteve 79,07% e sua principal rival, Svetlana Stojanovska, candidata unificada da oposição, apenas 6,08%.

Em contraste as pesquisas levadas a cabo pela oposição mostram que por Stojanovska votaram 71% e por Lukashenko, só 10%. 

Segundo as pesquisas de boca de urna, Lukashenko obteve 79,07% e sua principal rival, Svetlana Stojanovska, candidata unificada da oposição, apenas 6,08%

Wikipedia
Aleksandr Lukashenko

Acreditar em quem?

Antes de abrir as urnas já haviam votado – segundo a máxima autoridade eleitoral bielorrussa – mais 41% dos eleitores, usando a pouco clara modalidade de voto antecipado, que se presta a todo tipo de manipulações e ajustes; em troca, aqueles que foram às urnas no domingo se encontraram com a novidade de que não havia suficientes cédulas para todos e, em alguns lugares, depois de encerrada a votação no resto do país, continuavam votando alguns seguidores do presidente.

Também apareceram de repente – supostamente como louvável medida para evitar contágios da Covid-19 – incontáveis barreiras para poder votar.

Em Moscou, conforme se pode ver, junto à embaixada da Bielorrússia se formaram quilométricas filas de bielorrussos registrados aqui que, desde às oito da manhã quiseram exercer seu direito ao voto.

Na Rússia há 650 mil bielorrussos, a maioria jovens, que tiveram que emigrar em busca de trabalho e tiveram que votar com apenas 10 pessoas ao mesmo tempo dentro da sua legação diplomática; por isso só foi permitido o voto a 3.788 pessoas. 

Entretanto, em Minsk, com 1500 detidos por presumidos delitos prévios e um número ainda por determinar também durante a jornada eleitoral – entre ativistas, jornalistas, observadores e simples cidadãos – a polícia arremeteu contra repórteres estrangeiros que solicitaram credenciamento desde junho, e começou a prender inconformados que no centro de Minsk exigiam celebrar novas eleições sem Lukashenko.

O mandatário que busca a reeleição ordenou enviar tropas e carros blindados para dissuadir quem não esteja de acordo com sua vitória ainda não proclamada, ao mesmo tempo que foram fechadas estações do metrô no centro da capital bielorrussa e a internet deixou de funcionar para bloquear as redes sociais e impedir que a informação circule. 

Nesse contexto de intimidação, Tijonov Kaya pediu a seus seguidores que não renunciam a defender seu voto e, em caso de ser confirmada a fraude, quando forem anunciados os resultados oficiais definitivos, que expressem seu protesto de maneira pacífica e, como primeiro ação, que se somem à greve geral – o que seria um duro golpe à economia de um país cujo setor público alcança 70% – que convocaria nesse cenário. 


Juan Pablo Duch, correspondente de La Jornada em Moscou

La Jornada, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Tradução: Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Juan Pablo Duch Correspondente do La Jornada em Moscou.

LEIA tAMBÉM

246b5cfe-7d91-4985-ae5b-374b4de380be
Após fracasso do "bloco do retrocesso", siglas regionalistas é que vão definir futuro espanhol
cf32429d-ab6a-4498-a7de-e71017970143
Sánchez: Mais que disputa de partidos, há nestas eleições uma ameaça real sobre a Espanha
365da2a6-b1be-4f30-ad19-87e2e4ba6ac2
Eleições na Espanha: direita pode levar Presidência, mas não forma maioria no Parlamento
325e7cbf-30fa-407c-86e8-8b3c9b668461
Eleições na Espanha: PP promete ações para mulheres e imigrantes, mas mantém pacto com Vox