Pesquisar
Pesquisar

Biden tenta reverter queda na popularidade a sete meses das eleições legislativas

País enfrenta inflação mais alta em 40 anos, em razão não apenas da crise econômica derivada da pandemia, mas também de decisões do próprio governo
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Washington

Tradução:

As eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos ditam o rumo das atuais decisões políticas do Congresso e da Casa Branca, a sete meses das eleições.

As manobras para atrair eleitores são evidentes em ambos os partidos, enquanto o controle das duas casas do Congresso está em jogo, apontam especialistas.

Eleições de meio de mandato nos EUA: Sopram ventos de resistência no coração do capitalismo

Um exemplo das disputas é o projeto de orçamento de US$ 10 bilhões para lidar com a Covid-19, que enfrenta obstáculos no Senado um dia depois de ser anunciado um acordo bipartidário para aprová-lo.

Os republicanos pretendem condicionar a aceitação desse pacote a uma emenda para manter as restrições à imigração previstas no “Título 42”, ordem colocada em vigor pelo ex-presidente Donald Trump (2017-2021) para expulsar imigrantes indocumentados durante a pandemia.

Para os legisladores do Partido Republicano, a questão da imigração é um ponto fraco do presidente Joe Biden e eles usam a crescente chegada de imigrantes indocumentados para desacreditar o governo e a força política da oposição.

País enfrenta inflação mais alta em 40 anos, em razão não apenas da crise econômica derivada da pandemia, mas também de decisões do próprio governo

Prensa Latina
Eleições de novembro ditam o rumo das decisões nos EUA




Financiamento adicional do Covid-19

Sem o aval para financiamento adicional do Covid-19, o projeto ficaria até depois do recesso da Páscoa no Congresso e, mesmo assim, não há garantias de que será aceito, pois o governo insiste que o dinheiro é necessário para adquirir vacinas, tratamentos e testes.

Outro fato que reflete a intensa atividade em busca de apoio popular é a decisão de Biden de estender a moratória no pagamento de empréstimos estudantis até agosto, uma medida que ajuda tanto os milhões de devedores quanto os democratas.

QAnon: como a crença em uma rede satânica pode definir as eleições nos EUA?

Também a visita à Casa Branca do ex-presidente Barack Obama (2009-2017) para um evento no dia anterior sobre o Patient Protection and Affordable Care Act (Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente), conhecido como Obamacare, foi interpretada como uma ação com conotações eleitorais.

No entanto, no ano passado, os democratas não conseguiram aprovar algumas de suas prioridades, como medidas contra as mudanças climáticas e leis para garantir o direito de voto a todos os cidadãos devido a divisões dentro do partido.


Decisões

Mas poderia Joe Biden tomar decisões no interesse de seu partido, a partir do poder executivo, para superar o obstrucionismo republicano na legislatura?

A representante da ala mais progressista do Partido Democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, disse à revista New York que se o presidente começar a governar com as ferramentas à sua disposição o partido está na disputa, caso contrário, há problemas.

Em março, a bancada progressista do Congresso enviou a Biden uma lista de 55 ações executivas que recomendavam implementar o mais rápido possível, incluindo o cancelamento da dívida estudantil (até agora o pagamento só está adiado até agosto), redução dos preços dos medicamentos, entre outras.

Dada sua estreita maioria no Senado e o impasse que enfrentaram lá, a ação executiva pode ser o único caminho que os democratas têm agora para promover algumas mudanças políticas.

Corrida eleitoral nos EUA e no Brasil: o segredo é não perder um só dia as manchetes

No entanto, não está claro se isso será suficiente para impedir o declínio da popularidade do governante no médio prazo, depois que pesquisas recentes indicaram cerca de 40% de aceitação, abaixo de suas expectativas.

A inflação mais alta em 40 anos, para a qual contribuiu não apenas a crise econômica derivada da pandemia, mas também decisões do próprio governo que afundam as ambições políticas do presidente e de seus apoiadores.

Um comentário no The New York Times aponta que para vencer em novembro, os republicanos não precisam se esforçar muito, eles só precisam responder às frustrações dos eleitores com os altos preços do gás e dos alimentos.

Redação Prensa Latina



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

246b5cfe-7d91-4985-ae5b-374b4de380be
Após fracasso do "bloco do retrocesso", siglas regionalistas é que vão definir futuro espanhol
cf32429d-ab6a-4498-a7de-e71017970143
Sánchez: Mais que disputa de partidos, há nestas eleições uma ameaça real sobre a Espanha
365da2a6-b1be-4f30-ad19-87e2e4ba6ac2
Eleições na Espanha: direita pode levar Presidência, mas não forma maioria no Parlamento
325e7cbf-30fa-407c-86e8-8b3c9b668461
Eleições na Espanha: PP promete ações para mulheres e imigrantes, mas mantém pacto com Vox