Pesquisar
Pesquisar

Governo Macri favorece novamente o Grupo Clarin

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

O governo argentino volta a favorecer o Grupo Clarin concedendo-lhe, por decreto, prestar serviço de 4G, contrariando a Lei de Meios em vigor que proíbe a propriedade cruzada.

MacriClarinA administração muda as regras do jogo para os meios sem debates e em favor do grupo multimídia Clarín, sem o menor respeito à opinião pública. Através de um decreto, o Ministério de Comunicações, encabeçado por Oscar Aguad, do partido Radical, permite ao grupo multimídia ingressar agora mesmo no mercado de telecomunicações e oferecer serviço de 4G, enquanto que as telefônicas só poderão oferecer serviço de TV por cabo em 2018.
O governo nacional começou o novo ano com a mesma tendência do ano anterior de favorecimento ao Grupo Clarín.
Com a assinatura do presidente Macri, Marcos Peña e Aguad, o decreto 1340/2016 abre a possibilidade de que uma mesma empresa preste serviço de telefonia fixa, móvel, TV por cabo e serviços de Internet, o que se conhece como “cuadruple play”. Porém o faz de forma especial
O serviço de quadruple play só estará em vigor para as zonas da Capital, a zona conturbada buenairense, Rosario e cidade de Córdoba, deixando a critério da ENACOM habilitar no resto do país.
O mais importante é que enquanto as empresas que oferecem serviços de televisão podem oferecer o quadruplo play, a partir deste momento as telefônicas também poderão ingressar no mercado de TV a cabo a partir de 1o de janeiro de 2018.
Por sua vez, o decreto faculta à ENACOM para conceder frequências do espectro radioelétrico “estabelecendo compensações, obrigações de expandir e dar cobertura” e poder oferecer serviços nessas frequência dadas inicialmente para outro fim.
Assim, Nextel (de Clarin) poderá montar sua rede 4G sobre as frequências já concedidas e as telefônicas começam a oferecer o serviço de 5G sobre as já existentes.
O decreto estabelece também que no prazo de seis meses publicará edital chamando para novas frequências de telefonia móvel.
*Fonte: Agencia Nacional e El Destape


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo