Pesquisar
Pesquisar

Rússia está prestes a romper totalmente relações com EUA, diz Putin a Biden

"Não sabemos o que significa 'sanções em grande escala', mas sabemos que será erro colossal que levaria a consequências mais sérias", diz assessor de Putin sobre ameaças de Washington
Dmitry Sudakov
Pravda
Moscou

Tradução:

A conversa telefônica entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu colega russo, Vladimir Putin foi realizada na última terça-feira (11).

O diálogo durou 50 minutos, de acordo com informações da Casa Branca. Biden estava hospedado em sua casa em Wilmington, Delaware, onde passou o fim de semana. 

Esta se tornou a segunda conversa entre os dois presidentes. Em 7 de dezembro, Putin e Biden conversaram por meio de um link de vídeo que durou duas horas.

"Não sabemos o que significa 'sanções em grande escala', mas sabemos que será erro colossal que levaria a consequências mais sérias", diz assessor de Putin sobre ameaças de Washington

Montagem Diálogos do Sul
Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram via Zoom sobre a disputa na Ucrânia

A iniciativa para a nova conversa partiu de Putin. Como o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov disse anteriormente a repórteres, o objetivo das conversas era continuar a discussão dos assuntos que haviam sido colocados na pauta da conversa anterior entre os presidentes.

Em 10 de janeiro, a Rússia e os Estados Unidos realizaram negociações sobre garantias de segurança em Genebra. Além disso, uma reunião do Conselho Rússia-OTAN ocorreu em 12 de janeiro e as conversações entre representantes da Federação Russa e da OSCE ocorreram em 13 de janeiro. 

Biden volta atrás em sanções contra Rússia e aceita espécie de trégua com Moscou em 2022

O assessor de Putin, Yuri Ushakov, revelou alguns detalhes de uma conversa telefônica entre Vladimir Putin e seu colega, o presidente dos EUA, Joe Biden. Durante o diálogo, os dois presidentes discutiram várias questões, incluindo o estado das coisas na Ucrânia e o risco do término completo da cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos, informa a agência TASS.

Durante a conversa, Biden alertou seu colega russo que o Ocidente desenvolveria sanções em larga escala e sem precedentes nas esferas econômica e militar caso a crise na fronteira ucraniana continuasse a aumentar. Em resposta, Putin prometeu cortar as relações entre a Rússia e os EUA se novas medidas restritivas forem implementadas.

“Nosso presidente respondeu imediatamente a isso dizendo que, se o Ocidente ainda decidir introduzir as sanções sem precedentes mencionadas acima sob certas condições, tudo isso pode levar ao término completo das relações entre nossos países e das relações da Rússia com o Ocidente em geral”, disse Yuri Ushakov.

Possíveis sanções contra a Rússia seriam um grande erro, acrescentou Putin.

“Muitos desses erros já foram cometidos nos últimos 30 anos, por isso é aconselhável não cometer mais erros nesta situação”, concluiu Ushakov.

Sanções sem precedentes

Ao mesmo tempo, durante a conversa com Putin, Biden não especificou por quais ações a Rússia teria que enfrentar as novas sanções em larga escala.

“Isso não implica em nada, porque não sabemos o que significa “sanções em grande escala”, mas sabemos que será um erro colossal que levaria a consequências mais sérias”, disse o assessor de Putin, Yuri Ushakov.

Em 24 de dezembro, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, disse que a Rússia poderia enfrentar sanções mais fortes como você nunca viu antes devido à crise na fronteira ucraniana. Em entrevista à CBS, Harris ignorou a questão da possibilidade de uma “guerra quente na Europa” em um futuro próximo e disse que Washington explicaria a necessidade de preservar a soberania da Ucrânia a Moscou.

Biden prometeu não implantar armas na Ucrânia

Durante a conversa telefônica, Biden prometeu a Putin que os Estados Unidos não implantariam armas de ataque ofensivas na Ucrânia. Este é um aspecto fundamental para o lado russo.

Projetos de acordos entre a Federação Russa, a OTAN e os Estados Unidos foram apresentados em 17 de dezembro. Nos documentos, a Rússia pediu que a OTAN e os EUA não vissem a Rússia como um rival. A Rússia também pediu para não representar uma ameaça de escalada militar e impedir a expansão da OTAN para o leste.

Na fauna geopolítica, leões Putin e Biden vivem “guerra morna”. Para o restante do zoo, ficam as lições de Omar Torrijos 

Um porta-voz do governo americano disse que os Estados Unidos estão acompanhando de perto os movimentos das tropas russas na fronteira ucraniana.

Assista na TV Diálogos do Sul

 

O Kremlin disse que a conversa franca que Putin e Biden tiveram foi benéfica para ambos os lados. O serviço de imprensa do departamento apontou especificamente que o presidente russo deu uma resposta exaustiva à possibilidade de novas sanções contra a Rússia.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Dmitry Sudakov

LEIA tAMBÉM

Armenia_Otan_UE_Rússia
UE e Otan seduzem Armênia exclusivamente de olho em recursos, alerta Rússia
01c91d77-420a-4c95-a57a-54b9ef4c5f24
Armênia-Azerbaijão: fim de Nagorno-Karabakh não é solução para tensões no Sul do Cáucaso
51576a7e-8747-4410-9309-85428dfe90f6
Em 4 pontos, entenda por que nova declaração da OTAN é uma ameaça direta à humanidade
39335ab3-99d8-4638-a578-30492ee4d76c
Saída de tropas de ilha ucraniana busca viabilizar corredor humanitário, afirma Rússia