Pesquisar
Pesquisar

EUA enviam à Ucrânia sistemas soviéticos de defesa área, obtidos em segredo há décadas

O Pentágono se recusou a comentar a decisão sobre seu pouco conhecido arsenal, adquirido há anos para examinarem a tecnologia dos militares russos
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Os Estados Unidos estão enviando alguns dos equipamentos de defesa aérea de fabricação soviética que adquiriram secretamente décadas atrás para reforçar as Forças Armadas ucranianas, relatou o Wall Street Journal nesta segunda-feira (21).

Segundo um funcionário citado pela mídia, os sistemas, que incluem o 9K33 OSA, têm décadas e foram obtidos pelos norte-americanos para que pudessem examinar a tecnologia usada pelos militares russos.

Para os ucranianos, o equipamento é familiar, já que herdaram esse tipo de armamento após a dissolução da União Soviética.

O Pentágono se recusou a comentar a decisão dos EUA de usar seu pouco conhecido arsenal de armas soviéticas, que ocorre no momento em que o governo Biden está montando um grande esforço para expandir as capacidades da defesa aérea ucraniana.

Assista na TV Diálogos do Sul

A Ucrânia já possui alguns sistemas russos de defesa aérea, incluindo o S-300. No entanto, a mídia observa que Kiev precisa de mais sistemas desse tipo para que possa operar a médio e longo alcance com objetivo de neutralizar os ataques de aeronaves e mísseis da Rússia.

Os mísseis Stinger enviados por Washington e pela OTAN ao território ucraniano são eficazes apenas contra helicópteros e aeronaves voando baixo.

Os EUA esperam que o fornecimento de defesas aéreas adicionais permita à Ucrânia criar uma zona de exclusão aérea de fato, uma vez que os norte-americanos e seus aliados da Aliança Atlântica rejeitaram os apelos do presidente, Vladimir Zelensky, para que a aliança estabeleça tal zona em seu país.

O Pentágono se recusou a comentar a decisão sobre seu pouco conhecido arsenal, adquirido há anos para examinarem a tecnologia dos militares russos

Andrew – Wikimedia Commons
Os 9K33 OSA têm décadas e foram obtidos pelos norte-americanos para que pudessem examinar a tecnologia usada pelos militares russos

Na semana passada, o secretário de Defesa estadunidense, Lloyd Austin, visitou a Eslováquia para saber se o país enviaria um S-300 de seu arsenal à Ucrânia, conforme noticiado. Bratislava disse que faria isso se os EUA fornecessem um substituto, mas esse acordo ainda não foi fechado.

Biden está viajando para Bruxelas nesta semana para uma cúpula da OTAN, a fim de discutir “esforços de dissuasão e defesa em andamento” para a Ucrânia, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. O secretário de Defesa também o acompanhará.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

Armenia_Otan_UE_Rússia
UE e Otan seduzem Armênia exclusivamente de olho em recursos, alerta Rússia
01c91d77-420a-4c95-a57a-54b9ef4c5f24
Armênia-Azerbaijão: fim de Nagorno-Karabakh não é solução para tensões no Sul do Cáucaso
51576a7e-8747-4410-9309-85428dfe90f6
Em 4 pontos, entenda por que nova declaração da OTAN é uma ameaça direta à humanidade
39335ab3-99d8-4638-a578-30492ee4d76c
Saída de tropas de ilha ucraniana busca viabilizar corredor humanitário, afirma Rússia