O legado transcendental do pioneiro do marxismo no Peru, José Carlos Mariátegui, introdutor de conceitos essenciais vinculados à modernidade e ao desenvolvimento, ao progresso social e à luta por construir uma nação, sobressaiu em recente Simpósio Internacional realizado aqui.O evento virtual recordou, de 22 a 27 de setembro, os 90 anos de seu falecimento e os 125 de seu nascimento e se caracterizou por um espírito criador, transformador e revolucionário nas reflexões dos participantes em torno à mensagem de Mariátegui, quem ajudou a desentranhar a realidade nacional e a conhecer os elementos essenciais do processo social contemporâneo.
Já na convocatória deste importante evento, os organizadores afirmaram que “José Carlos Mariátegui é uma das mais destacadas figuras do pensamento peruano e latino-americano. Suas ideias, mas também sua ação prática, serviram a milhões para forjar consciência, estimular o conhecimento, apreciar a cultura, aprofundar uma reflexão cabal acerca da humanidade e suas projeções”.
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"José Carlos Mariátegui é uma das mais destacadas figuras do pensamento peruano e latino-americano."
A presidenta dos Amigos de Mariátegui, a pintora peruana Fanny Palacios Izquierdo, sublinhou que o Amauta – como é conhecido por sua condição de Mestre de muitas gerações – “mantém uma singular vigência e em momentos como este, quando assomam diversas crises: uma sanitária, outra econômica e mais uma, política, sua vida e sua obra se perfilam em alto como se fossem convocadas pela mais profunda urgência do homem peruano”.
Na abertura compartilharam responsabilidades o Diretor da Casa Museu, Ernesto Romero; o coordenador do evento, historiador Ricardo Portocarrero Grados, e José Carlos Mariátegui Ezeta, neto do homenageado, que é o responsável pelo arquivo da revista Amauta e outros documentos.
As seis mesas de apresentações foram agrupadas nos seguintes temas: Mariátegui e sua época, Mariátegui e a literatura, O socialismo de Mariátegui, Mariátegui e a modernidade cosmopolita, Mariátegui e o marxismo, e Mariátegui e a América Latina, com um total de 20 exposições de participantes do Peru, Chile, Argentina, México e Espanha.
Em cada uma das meses se salientou o conjunto de aportes de Mariátegui e à teoria e à política latino-americana e internacional. Suas ideias e propostas emergiram nas exposições, seguidas com vivo interesse pelas redes sociais, e que foram reportadas por visitantes de Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Cuba, Venezuela e outros países.
Na primeira mesa Juan Osorio, da Colômbia, falou da “alma encantada” de quem considerou uma espécie de anjo rebelde no firmamento latino-americano; enquanto Ricardo Oliveros, do Peru, falou do socialismo revolucionário de Mariátegui e da personalidade dialética do militante, como uma maneira de combinar a concepção teórica do pensador marxista com seu aporte prático à luta emancipadora dos trabalhadores.
Por sua parte o chileno Oswaldo Fernández se ocupou de um tema muito sugestivo que intitulou “Da heresia ao dogma; do dogma à heresia”, como uma maneira de resumir o espírito iconoclasta e criador do Amauta.
Na segunda mesa, dedicada à literatura, a argentina María Fernanda Vasallo e o peruano Víctor Ramos falaram da incidência do cenário concreto na obra do pesquisador e abordaram assuntos relativos ao indigenismo e à realidade dos Andes nas concepções de Mariátegui.
Na terceira mesa, o chileno Patricio Gutiérrez, e os peruanos Vicente Otta e Gustavo Espinoza, aludiram aos aspectos criadores do pensamento do autor dos 7 Ensaios e a vigência de suas concepções no ideário de nosso tempo.
Na quarta mesa o chileno Claudio Berríos, o peruano Ricardo Portocarrero e o argentino Nicolás Moselle se referiram à revista Amauta e às publicações alentadas pelo escritor latino-americano com um critério renovador, afirmando a capacidade criadora dos povos.
Na quinta mesa Alberto Pablo Pérez, do México, desenhou um paralelo entre Mariátegui e Antonio Gramsci, ambos portadores de una renovada visão do marxismo. O espanhol David Cardoso falou de Mariátegui e das concepções do socialismo e do populismo em sua época.
E na sexta mesa Richard Fernández, do Peru, abordou as experiências da psicologia dialética de Vigotski, e Gonzalo Jara, do Chile, se ocupou do tema da reivindicação indígena na obra do Amauta.
Uma novidade com relação a eventos anteriores foi o lançamento de publicações recentes de livros sobre José Carlos Mariátegui: In the Red Corner. The Marxism of José Carlos Mariátegui (Mike Gonzáles), El Optimismo-Histórico. Mariátegui y nuestro tiempo (Gustavo Espinoza Montesinos), José Carlos Mariátegui. Antologia (Seleção, introdução e notas de Martín Bergel) e Apología del aventurero. José Carlos Mariátegui (Guido Podestá Airaldi).
O evento foi convocado pela Associação Amigos de Mariátegui e pela Casa Museu de mesmo nome, e contou com o apoio do Ministério da Cultura, que proporcionou a ajuda tecnológica indispensável para assegurar sua exitosa realização.
As dificuldades derivadas da crise sanitária que também afeta o Peru foram superadas pelo empenho, a iniciativa e a colaboração de diferentes instituições, chamadas todas a preservar e perpetuar o legado histórico do importante pensador marxista latino-americano.
*Jornalista e professor peruano. Ex-congressista e ex-secretário geral da Confederação Geral de Trabalhadores do Peru.
Tradução: Beatriz Cannabrava
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