Pesquisar
Pesquisar

Maduro, Ortega e Moralez oferecem asilo à Edward Snowdem

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Activists Rally In New York In Support Of NSA Whistleblower Edward Snowden
Edward Snowden é um herói da luta contra o imperialismo norte americano.

Refugiado desde o dia 23 de junho, no aeroporto de Sheremetievo, em Moscou, o norte americano e ex-agente da CIA e da NSA, Edward Snowdem poderá escolher entre a Venezuela, Nicarágua e a Bolívia como destino final de sua saga de luta contra o imperialismo norte americano. Segundo o portal Wikileaks, Snowden teve negado pedidos de asilo por outros 21 países, entre os quais a Espanha, a Itália, a França e Portugal que nesta semana hostilizaram o presidente boliviano Evo Morales ao negar permissão para que o avião no qual viajava o líder indígena a sobrevoar ou pousar em seus territórios.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira (05/07) que concederá asilo a Edward Snowden, cuja a extradição está sendo requerida pelos Estados Unidos devido ao vazamento de informações sobre seus programas de espionagem.

Maduro
O presidente da Venezuela Nicolau Maduro anunciou que aceita o pedido de asilo de Snowden.

“Em nome da dignidade de América, como chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela, decidi oferecer asilo humanitário ao jovem norte-americano Edward Snowden, para que possa vir morar na pátria de Bolívar e de Chávez. Informo que decidimos oferecer esta figura do direito humanitário internacional para proteger este jovem da perseguição do mais poderoso império do mundo.”- declarou Maduro.

“Afinal, quem viola a lei internacional? Um jovem que decidiu, numa atitude de rebeldia, dizer as verdades sobre a espionagem dos Estados Unidos contra o mundo ou um governo como o dos Estados Unidos, apoiado nas elites imperialistas que espiam o mundo inteiro? Quem é o violador do mundo? Um jovem de 29 anos que denuncia os planos do governo dos EUA que lança bombas e arma a oposição terrorista contra o povo da Síria e contra o presidente legítimo Bashar Assad, quem é o terrorista? Quem é o delinquente mundial?”, questionou Maduro.

O anúncio aconteceu durante um desfile militar em comemoração ao dia da independência da Venezuela. Maduro disse para os integrantes das Forças Armadas que é preciso não somente “sentir” a independência e a soberania, mas exercê-las.

evo(3)
Após ter sido afrontado por países europeus submissos, Evo Morales diz não temer retaliações.

Anteriormente também o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, havia sinalizado que aprovaria o pedido de asilo de Snowden. “Caso às circunstâncias permitam, receberemos Snowden com todo o gosto na Nicarágua.” Ortega porém não detalhou sua oferta.

Finalmente o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado (06/07) que dará asilo a Edward Snowden. “Quero lhes dizer, que esta noite estive refletindo e quero anunciar que caso solicitado vamos dar asilo a este norte-americano, perseguido pelos seus próprios compatriotas”. A declaração de Morales teria acontecido  no município de Chipaya, no estado boliviano de Oruro e foi confirmada pela ABI (Agência Boliviana de Informação).

O líder indígena disse ainda não ter medo de retaliações do império estaduniense ”

Na quinta feira (4) a Rússia havia solicitado a Snowden que decidisse pedir ou não asilo ao país. Impondo como condição de permanência em território russo “cessar suas ações dirigidas a prejudicar nossos parceiros americanos”. Independentemente da concessão de asilo, as autoridades russas anunciaram que não pretendem extraditar Snowden para os EUA.

 

.

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo