Pesquisar
Pesquisar

FAO anuncia que neste ano celebração do Dia Mundial das Abelhas será virtual

No mundo, três de quatro cultivos que produzem frutos ou sementes para o consumo humano dependem, em parte, das abelhas e outros polinizadores
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Roma

Tradução:

A Organização das Nações Unidas pela Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou a celebração virtual do Dia Mundial das Abelhas em 20 de maio próximo.

A homenagem aos “nossos silenciosos heróis alimentares”, indicou o organismo especializado da ONU, será realizada em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), a representação permanente da Eslovênia e a Federação Internacional de Associações de Apicultura (Apimondia).

A conferência será das 12:00 às 13:00 (hora de Roma) e as intervenções serão de Qu Dongyu, diretor geral da FAO; da ministra da Agricultura, Silvicultura e Alimentação da Eslovênia, Aleksandra Pivec; do presidente da CAAS, Tang Huajun, de Jeff Pettis, presidente de Apimondia, entre outros.

A jornada ressaltará, a partir do site da FAO, “a contribuição fundamental das abelhas para a segurança alimentar, a nutrição e o desenvolvimento sustentável” com especial atenção no apoio aos meios de vida dos apicultores diante da Covid-19.

No mundo, três de quatro cultivos que produzem frutos ou sementes para o consumo humano dependem, em parte, das abelhas e outros polinizadores

Nações Unidas
A atual pandemia pelo novo coronavírus provoca “graves consequências para o setor apícola”

A celebração, neste 2020, tem como tema central: Comprometido com as abelhas, que porá em relevo as boas práticas adotadas pelos apicultores para apoiar seus meios de subsistência e proporcionar produtos de boa qualidade.

Além disso, destacará a importância dos conhecimentos tradicionais relacionados com a apicultura, o uso de produtos e serviços apícolas e o papel das abelhas e do setor na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a FAO, no mundo três de quatro cultivos que produzem frutos ou sementes para o consumo humano dependem, pelo menos em parte, das abelhas e outros polinizadores.

Mas, aponta que o número desses importantes contribuintes para a segurança alimentar diminui de maneira alarmante, em boa medida, pelas “práticas agrícolas intensivas, uso excessivo de produtos agroquímicos e temperaturas mais elevadas associadas à mudança climática”.

Cita também que a atual pandemia pelo novo coronavírus provoca “graves consequências para o setor apícola” por afetar a produção, o mercado e também os meios de vida dos apicultores.

Um setor que, sustenta a FAO, oferece oportunidades de trabalho decente e gera renda para a população que vive em situação de pobreza extrema, entre elas mulheres, jovens e inclusive pessoas com deficiências.

Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Tradução: Beatriz Cannabrava /Ana Corbusier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Jose_Marti_natureza
Martí e a necessária evolução das ideias em respeito à natureza
Boluarte_Peru
Ameaça dupla: regime Boluarte apoia desmatamento e privatização da água no Peru
ee1d2ada-f0f3-4ca2-a22b-16079757c3dd
5 anos de Brumadinho: batalha das vítimas da Vale vai muito além da reparação financeira