UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

Melhor homenagem que esquerdas brasileiras podem fazer a Maradona é vencer nas urnas

Diego homenageou Fidel Castro e o povo cubano. Manifestou respeito e atenção por Hugo Chavez. E, no Brasil foi apoiador do governo Lula
Claúdio di Mauro
Diálogos do Sul Global
Uberlândia

Tradução:

Na semana em que perdemos um grande ídolo do futebol e das posições de cidadania, temos certeza que Dom Dieguito Maradona torceria pela vitória das esquerdas nas eleições brasileiras.

Diego homenageou Fidel Castro e o povo cubano. Manifestou respeito e atenção por Hugo Chavez. E, no Brasil foi apoiador do governo Lula. Comemorou o dia em que Lula foi libertado. Portanto Diego foi historicamente um homem das esquerdas.

Continua após o anúncio

Agora chegou a hora das esquerdas brasileiras homenagear Diego Maradona com uma retumbante vitória no II Turno das eleições municipais.

No meu entendimento as esquerdas brasileiras, representadas pelo PT, PSOL e PC do B, para essa homenagem precisam obter vitória em pelo menos 12 cidades das 19 que tais partidos participam.

Continua após o anúncio

Nas capitais as disputas se dão nos Estados do Pará – Belém; Rio Grande do Sul -Porto Alegre; São Paulo – São Paulo; Pernambuco –Recife; e, Espírito Santos –Vitória. Seria o ideal a vitória nas cinco capitais elencadas. Mas, se a vitória acontecer em 3 dessas cidades estará cumprida com sucesso essa fase da disputa.

Diego homenageou Fidel Castro e o povo cubano. Manifestou respeito e atenção por Hugo Chavez. E, no Brasil foi apoiador do governo Lula

Gisele Federicce
Maradona defendia Lula e as eleições na Venezuela: “escolho a democracia”.

Em número de treze (13) temos as cidades médias em disputa pelas esquerdas com os partidos referidos. Neste caso, caberá a vitória em pelo menos 9 dessas disputas para que não deixe dúvidas sobre o apoio popular. São boas as chances em Guarulhos, Diadema e Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo; Juiz de Fora e Contagem no Estado de Minas Gerais; Vitória da Conquista e Feira de Santana na Bahia; Duque de Caxias e Pelotas no Rio Grande do Sul; Cariacica no Espírito Santo; Santarém no Estado do Pará; São Gonçalo no Rio de Janeiro; e, Anápolis em Goiás.  

Está clara a disputa entre conceitos neofascistas, neoliberais e setores das esquerdas. 

Continua após o anúncio

As interpretações que se faz das realidades vividas, caracterizam diferentes Perspectivas Políticas. Aqui se vislumbra minha concepção POLÌTICA, Uma Perspectiva. Mas, saberemos reconhecer as possibilidades de outras concepções.

Este é um bom momento para se discutir a questão da radicalidade. Afinal o que é ser radical ? A luta para prevalecer os direitos à função social da cidade e da propriedade é radical ? Ou é radical deixar as pessoas morando em condições sub-humanas e sob o risco de serem submetidas ás catástrofes, vivendo nas ruas ? Aceitar que as pessoas morram contaminadas pelo covid e sem o devido atendimento médico é questão de radicalidade ? 

Veja-se na concepção do chargista Rubem:


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Continua após o anúncio

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Claúdio di Mauro

LEIA tAMBÉM

Prefeito de esquerda reeleito com 70% no Chile é nome forte para presidência em 2025
Prefeito de esquerda reeleito com 70% no Chile é nome forte para presidência em 2025
Grupos oprimidos nas eleições municipais representação ou representatividade
Verbena Córdula | Grupos oprimidos nas eleições municipais: representação ou representatividade?
Política_Frei_Betto
Frei Betto | Em tudo há política, para o bem ou para o mal. Pense e vote com razão
default
Só 12 de 52 prefeitos entre maiores municípios do Brasil prometem resposta à mudança climática se reeleitos