Neste sábado, 30 de setembro, acontece o “Mil Guitarras para Víctor Jara”, nos Campos Elísios, em São Paulo. O evento, que tem entrada gratuita e começa ao meio-dia, homenageia o grande cantor e compositor Víctor Jara, assassinado brutalmente em 1973 pela ditadura que assolou o Chile entre 1973 e 1990.
O encontro nasceu no Chile em 2013, através da Corporación Cultural de Recoleta e a Fundação Víctor Jara, completando 11 edições em 2023. A cada ano, centenas de músicos se intercalam no palco tocando e rememorando o rico e histórico repertório de Víctor Jara.
Já no Brasil, o “Mil Guitarras para Víctor Jara” chegou em 2018, como uma iniciativa do grupo EntreLatinos, em parceria com o Dandô – Circuito de música Dércio Marques e a Une Chile, para ampliar e difundir a obra de Jara. Através da cantora e articuladora cultural chilena Cecília Concha Laborde, a versão brasileira obteve o total apoio e aval da Fundação Víctor Jara e tornou-se oficial desde então.
Naquele ano, o local escolhido para a festa foi o Salão de Atos Tiradentes, do Memorial da América Latina, onde se reuniram músicos de toda a América Latina e principalmente de várias regiões do Brasil. Em 2019, a homenagem aconteceu em Mairiporã, num espaço cedido pelo emblemático grupo Tarancón, um dos pioneiros da música latina no Brasil.
Já em 2020 e 2021, as comemorações foram online por conta da pandemia da covid-19, o que inicialmente acreditou-se que poderia encolher o evento. Surpreendentemente, a forma virtual tornou o “Mil Guitarras para Víctor Jara” mais amplo e mundial, com a participação de artistas de países como Chile, Venezuela, Inglaterra e França.
Em 2022, o formato presencial foi retomado, e neste ano de 2023 esta celebração tão importante chega à 6ª edição em solo brasileiro.
Serviço
– Data: 30/09 (Sábado)
– Horário: a partir do meio-dia
– Endereço: Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elísios – São Paulo/SP
– Entrada gratuita
Guilherme Ribeiro | Jornalista e colaborador da Diálogos do Sul.
Com informações de EntreLatinos e do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques.
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Imagem: Reprodução