Pesquisar
Pesquisar

PSOE e Podemos formam coalizão histórica de esquerda para governar Espanha

“O compromisso de ambas as organizações era formular uma proposta para desbloquear a governabilidade", disse o primeiro-ministro Pedro Sánchez
Redação Esquerda.Net
Esquerda.Net
Lisboa

Tradução:

“O compromisso de ambas as organizações era formular uma proposta para desbloquear a governabilidade em Espanha. Agora vamos assinar o documento”. Foi assim que o líder do PSOE anunciou, menos de 48 horas após as eleições, o que tentou evitar durante os meses que passaram desde as eleições de abril. Pedro Sánchez diz que se trata de “um governo rotundamente progressista para quatro anos”.

A nova composição do parlamento não deixou outra hipótese aos socialistas senão um acordo à sua esquerda para conseguir maioria para governar. Ainda assim, a soma dos deputados das duas formações não é suficiente para o conseguir, faltando garantir o apoio de mais 21 deputados, a maior parte entre membros das bancadas soberanistas e independentistas.

“O que em abril se tornou uma oportunidade histórica é agora uma necessidade histórica”; afirmou Iglesias após assinar o texto do pré-acordo, prometendo trabalhar com “lealdade” e “lado a lado” com o líder do PSOE naquele que será o primeiro governo de coligação à esquerda desde a II República espanhola. 

O texto do pré-acordo contém dez pontos que correspondem em grande medida aos temas já presentes no acordo entre os dois partidos para o Orçamento de 2018 e que também estiveram em debate nas negociações fracassadas para um governo conjunto nos últimos meses.

“O compromisso de ambas as organizações era formular uma proposta para desbloquear a governabilidade", disse o primeiro-ministro Pedro Sánchez

Twitter / PSOE
Pedro Sánchez e Pablo Iglesias na assinatura do pré-acordo de governo

Entre esses pontos estão o combate à precariedade, a luta contra a corrupção, a defesa dos serviços públicos, o direito à habitação, o controlo do aumento das casas de apostas, a luta contra as alterações climáticas, o apoio às pequenas e médias empresas, o direito à eutanásia, medidas para implementar justiça fiscal, políticas feministas e o combate ao despovoamento. 

Um dos pontos trata expressamente de “garantir a convivência na Catalunha”, com o futuro governo PSOE/Unidas Podemos a comprometer-se a dar prioridade à normalização da vida política catalã, fomentando o diálogo e encontrando formas de entendimento “sempre dentro da Constituição”. O fortalecimento das autonomias é outro dos compromissos deste ponto.

Quanto a medidas que concretizem esta declaração de intenções e qual será a orgânica e composição deste governo inédito, isso só será divulgado nos próximos dias após reuniões entre as equipas negociais dos dois partidos.

A noticia do pré-acordo foi recebida com satisfação por parte dos dirigentes partidários à esquerda. O líder da Izquierda Unida, Alberto Garzón, que integra a Unidas Podemos e esteve presente na assinatura desta tarde, foi dos primeiros a congratular-se pelo entendimento.

Também a alcaldesa de Barcelona, Ada Colau, expressou alívio pela solução encontrada. “Face ao avanço dos discursos de ódio e a extrema-direita, era uma obrigação chegar a um acordo de governo progressista. Para fazer políticas sociais urgentes e começar uma nova etapa de diálogo”, afirmou. 

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Esquerda.Net

LEIA tAMBÉM

Coalizao_Biden_indocumentados
Coalizão exige que Biden regularize trabalhadores indocumentados: "pagam US$ 17 bi em impostos"
Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
Catalunha
País Basco caminha para eleições parlamentares e partido líder há 40 anos pode perder posto
Joe_Biden
Biden usa ofensiva do Irã como palanque eleitoral e finge defender direito internacional