Pesquisar
Pesquisar

Jazida de nióbio e de terras raras descoberta no nordeste da Sibéria é considerada terceira maior reserva do mundo

O nióbio é utilizado em ligas, principalmente no aço, enquanto as terras raras são necessárias para produzir qualquer artigo moderno de alta tecnologia
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Moscou

Tradução:

Uma jazida de nióbio e de terras raras descoberta no nordeste da Sibéria é considerada a terceira maior reserva do mundo, informou hoje a mineradora Polymetal.

 A jazida – que se encontra em Tomtor, localidade formada por várias pequenas aldeias na República de Sajá -, já foi avaliada, sendo confirmados sua escala e rico conteúdo.

Em breve começará o estudo de factibilidade de um projeto, estando prevista para 2025 a construção de uma fábrica capaz de produzir 160 mil toneladas, adiantou a fonte citada por Russia Today.

O nióbio é utilizado em ligas, principalmente no aço, que é reforçado acrescentando-se-lhe uma pequena porção deste elemento; mas também pode ser utilizado na joalheria, ótica, eletrônica e no setor nuclear, segundo os especialistas.

As terras raras são necessárias para produzir qualquer artigo moderno de alta tecnologia, incluindo telefones inteligentes, computadores, chips e até fuselagens de aviões de combate.

O nióbio é utilizado em ligas, principalmente no aço, enquanto as terras raras são necessárias para produzir qualquer artigo moderno de alta tecnologia

Sputnik
A jazida, que se encontra em Tomtor, já foi avaliada, sendo confirmados sua escala e rico conteúdo.

Para muitos o termo terras raras é desconhecido, mas trata-se do nome comum de 17 elementos químicos: escândio, ítrio e os 15 elementos do grupo dos lantânidos (lântano, cério, praseodímio, neodímio, prometio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio).

É preciso dizer – segundo os especialistas – que nesta classificação não está sendo considerada a série dos actínidos.

Ainda que o nome terras raras possa levar à conclusão de que se trata de elementos escassos na crosta terrestre, alguns deles, como o cério, o ítrio e o neodímio são mais abundantes.

De acordo com a literatura consultada, são chamadas “raras” devido a que é muito pouco comum encontrá-los em forma pura, embora haja depósitos de alguns deles em todo o mundo.

Tradução de Ana Corbisier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Biden Trump
Com Biden ou Trump, EUA estão condenados à violência e ao absurdo
bomba_nuclear_ia
"Doutrina Sansão": ideologia sionista coloca humanidade à beira da catástrofe nuclear
País Basco
Eleição no País Basco acaba em empate, mas confirma desejo da maioria por independência
Ukrainian_military_man_in_Chasiv_Yar,_2023-12-20
Chasiv Yar: por que região é estratégica avanço da Rússia sobre Donetsk?