Pesquisar
Pesquisar

Xi Jinping pede aos BRICS maior cooperação pela paz e oposição a confronto entre blocos

Chanceler russo, Sergey Lavrov, também discursou ao bloco, descrevendo avaliações de seu governo sobre a situação na Ucrânia
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Beijing

Tradução:

O presidente da China, Xi Jinping, pediu hoje ao grupo de economias emergentes Brics para reforçar a confiança entre seus sócios, aprofundar a cooperação e empreender ações concretas para promover a paz, o desenvolvimento e a equidade.

Ao intervir na abertura de uma reunião dos chanceleres do bloco (integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o mandatário chamou a defender a democracia e a liberdade, com vistas a injetar estabilidade e energia positiva nas relações internacionais em um período de turbulências e transformações.

“Os países Brics precisam (…) manter estreita comunicação e coordenação sobre os temas internacionais e regionais de transcendência, atender de maneira recíproca os interesses vitais e preocupações fundamentais, respeitar mutuamente a soberania e a segurança”, afirmou.

No Brics, Xi Jinping defende multilateralismo e princípios da ONU; leia íntegra do discurso

Pediu opor-se à hegemonia, à política da força, à mentalidade de Guerra Fria e ao confronto entre blocos, assim como rejeitar qualquer tentativa de buscar segurança própria às custas da de outros países porque isso só engendrará novas tensões e riscos.

Xi insistiu em que o desenvolvimento constitui a tarefa comum dos mercados emergentes e é muito importante fortalecer a solidariedade e a cooperação entre eles para superar os diversos desafios do mundo atual.

“Nossos cinco países devem realizar diálogos e intercâmbios com mais mercados emergentes e países em desenvolvimento para aumentar o entendimento e a confiança mútua, estreitar os laços de cooperação e aprofundar a convergência de interesses”, acrescentou.

A reunião dos ministros de Relações Exteriores do grupo Brics realizou-se na última quinta-feira (18) por videoconferência, presidida pelo chanceler do gigante asiático, Wang Yi

Chanceler russo, Sergey Lavrov, também discursou ao bloco, descrevendo avaliações de seu governo sobre a situação na Ucrânia

Xinhuanet.com
"Os países Brics precisam (…) manter estreita comunicação e coordenação sobre os temas internacionais e regionais de transcendência"

Argentina participa como convidada

A Argentina foi convidada, pela primeira vez, a participar tanto deste encontro ministerial como do dos mandatários.

O Brics é uma associação econômico-comercial entre as cinco economias emergentes mais importantes do mundo e que compartilham como características comuns dispor de uma grande população, vasto território e importante quantidade de recursos naturais.

Chega de ser subdesenvolvido: em entrevista a TV chinesa, Lula diz que, se eleito presidente, vai reativar o BRICS

Foi fundado para dar voz a seus integrantes e pôr em prática uma nova ordem financeira internacional.

Em março passado lançou um centro conjunto para investigar e desenvolver vacinas, assim como garantir a distribuição equitativa dos injetáveis e aumentar a capacidade dos cinco sócios de enfrentar enfermidades infecciosas e responder a eventos de saúde pública.

Não obstante, o bloco deixou abertas as portas à incorporação de mais nações interessadas em cooperar neste terren

Lavrov atualiza os países BRICS sobre o conflito com a Ucrânia

O chanceler russo, Serguéi Lavrov, descreveu hoje as avaliações de seu Governo sobre a situação na Ucrânia e a marcha da operação militar para seus homólogos dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul).

Durante o intercâmbio por videoconferência, houve uma importante troca de opiniões sobre temas de atualidade da agenda internacional, segundo um comunicado sobre a reunião do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia.

Os ministros discutiram a necessidade de apoiar o respeito aos princípios coletivos nos assuntos mundiais, os conflitos regionais, a luta contra os novos desafios e ameaças, e a interação dos cinco estados nas plataformas multilaterais.

“Prestou-se muita atenção ao estado atual e às perspectivas da cooperação entre as cinco partes”, indica ainda o texto.

Rússia vai reforçar ajuda humanitária à população ucraniana, declara chanceler à ONU

Segundo o serviço diplomático russo, a reunião também incluiu uma sessão separada no formato BRICS+ com a participação dos ministros de Relações Exteriores da Argentina, Egito, Indonésia, Cazaquistão, Nigéria, Arábia Saudita, Senegal, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

“Houve interessantes debates sobre o estado e as perspectivas da governança mundial, destacando-se o papel central das Nações Unidas, da Organização Mundial do Comércio e do G20”, afirmou.

Redação Prensa Latina
Tradução de Ana Corbisier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Catalunha
País Basco caminha para eleições parlamentares e partido líder há 40 anos pode perder posto
Joe_Biden
Biden usa ofensiva do Irã como palanque eleitoral e finge defender direito internacional
Turquia_Russia_Ucrania
Turquia sugere que Rússia e Ucrânia congelem guerra até 2040; entenda o acordo de paz
Uigur_EUA_China
Uigures apoiam Israel: o que isso tem a ver com EUA, mídia árabe e propaganda anti-China?