Conteúdo da página
ToggleDe 24 de agosto a 21 de setembro, o Núcleo Práxis de Pesquisa, Educação Popular e Política da Universidade de São Paulo (USP) realiza o curso de formação política “Direitos sociais em tempos de agressão neoliberal e fascista”.
O objetivo é promover uma melhor compreensão dos problemas sociais e econômicos da atualidade brasileira e internacional, proporcionando fundamentos básicos para ações sociais e debates políticos.
As aulas serão livres e gratuitas, com a participação de professores de diferentes universidades do país e discussões sobre temas históricos e políticos atuais. Assim, o curso é uma rica oportunidade a estudantes, militantes de partidos políticos e membros de movimentos sociais e associações comunitárias. Haverá emissão de certificado aos inscritos.
Conheça o projeto Dicionário Marxismo na América
A iniciativa tem parceria com o Diretório Zonal PT-Butantã/SP e o Projeto Alavanca Brasil/SP, além do apoio da Revista Fórum, da Revista Diálogos do Sul Global e do Grupo de Estudos de Hegemonia e Lutas da América Latina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Os professores responsáveis pelo curso, também coordenadores do Núcleo Práxis-USP, são:
- Yuri Martins-Fontes: filósofo, editor e membro do Núcleo Práxis-USP;
- Paulo Alves Junior: historiador e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira na Bahia (Unilab-BA);
- Daniel Kenzo: bancário, bacharel em Letras pela USP e coordenador do DZ do PT Butantã
- Joana A. Coutinho: cientista social pela PUC-SP e professora do Grupo de Hegemonia e Lutas na América Latina da Universidade Federal do Maranhão (GEHLAL-UFMA).
Inscrição, formatos e certificado
O curso “Direitos sociais em tempos de agressão neoliberal e fascista” vai contar com quatro encontros em 24 e 31 de agosto e 14 e 21 de setembro, todos aos sábados, das 14h às 16h30, e em três modalidades:
- Presencial: na sede do Projeto Alavanca Brasil – Rua Aquianés, 35, Jardim São Remo, Butantã, São Paulo/SP;
- Remoto: via plataforma Zoom, com vagas limitadas e destinadas aos primeiros inscritos;
- Remoto: via canais DZ do PT Butantã e Núcleo Práxis no YouTube.
A inscrição pode ser feita neste formulário.
Cada aula vai com contar com cerca de 50 minutos de exposições e mais 40 minutos para dialogar e fazer perguntas.
Já os certificados serão emitidos pelo Núcleo Práxis-USP aos inscritos que participarem de ao menos três encontros, e o documento deverá ser solicitado por e-mail, no endereço nucleopraxis.usp.br@gmail.com, com assunto “Certificado Curso Formação Política”.
Programação
- I ENCONTRO (24/08) – Educação política e trabalhos de base como resistência (Yuri Martins-Fontes e Daniel Kenzo/ mesa: Joana Coutinho-UFMA); Emancipação política e revoluções na América Latina (Felipe S. Deveza – historiador-UFRJ/ mesa: Paulo Alves Jr.)
- II ENCONTRO (31/08) – Democracia e vontade popular: abertura política e futebol no Brasil pós-ditadura (caso ‘Democr. Corinthiana’) (Paulo Alves Junior / mesa: John Kennedy Ferreira- prof. UFMA)
- III ENCONTRO (14/09) – Neoliberalismo, ascensão fascista, imperialismo e nova guerra mundial (Joana Coutinho e J. Kennedy – UFMA/ mesa: Ândrea Francine Batista- profa. UFPR)
- IV ENCONTRO (21/09) – A arte e a formação de professores na resistência anti-alienação (Marcelo Roberto Dias – pesquisador da Fac. Educação-USP e N. Práxis, e Alexandre Paulino – escritor, radialista e professor da rede pública/ mesa: Yuri Martins-Fontes – encerramento)
Para mais informações, acesse o site do Núcleo Práxis-USP clicando aqui, ou entre em contato pelo e-mail nucleopraxis.usp.br@gmail.com, com assunto “CURSO”).