Conteúdo da página
Toggle
Muito se tem dito sobre as causas dessa guerra. A mídia hegemônica, por exemplo, coloca como o principal culpado o presidente sírio Bashar al-Assad pelo modo como ele reprimiu as forças oposicionistas nos eventos da chamada ‘’Primavera Árabe’’ em 2011. Sendo esse argumento válido ou não, o fato é que a situação da Síria só virou um conflito de Guerra Total, atingindo as proporções conhecidas hoje, devido às interferências estrangeiras no país. Sabe-se que governos como os dos EUA, da União Europeia, da Arábia Saudita, de Israel, da Turquia e etc ajudaram belicamente forças oposicionistas ao regime de Assad. Do outro lado, como reposta a essas interferências, o governo sírio conseguiu ajuda de aliados como Rússia e Irã. Nesse sentido, a Síria virou um verdadeiro xadrez da geopolítica mundial da década de 2010.
Reprodução
Na imagem, vemos o presidente sírio Hafez al-Assad, o líder libio Muammar al-Kaddafi e o chefe da OLP Yasser Arafat em 1980.
A família Assad no poder
Memória
Tema complexo, que requer uma análise de longo prazo e a compreensão da geopolítica atual. Para uma visão histórica do tema, compartilhamos reportagem publicada na revista Cadernos do Terceiro Mundo de 1997.
A Diálogos do Sul é a continuidade digital da revista fundada em setembro de 1974 por Beatriz Bissio, Neiva Moreira e Pablo Piacentini em Buenos Aires:
A recuperação e tratamento do acervo da Cadernos do Terceiro Mundo foi realizada pelo Centro de Documentação e Imagem do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, fruto de uma parceria entre o LPPE-IFCH/UERJ (Laboratório de Pesquisa de Práticas de Ensino em História do IFCH), o NIEAAS/UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul) e o NEHPAL/UFRRJ (Núcleo de Estudos da História Política da América Latina), com financiamento do Governo do Estado do Maranhão.
Textos publicados originalmente na página Revista Cadernos do Terceiro Mundo – Acervo Digitalizado.
CADERNOS DO TERCEIRO MUNDO. Rio de Janeiro: Terceiro Mundo, ano 26, n. 220, abr.-maio 2000, p. 56-57
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na Tv Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram