Pesquisar
Pesquisar

“Os Gigantes”: dossiê do De Olho nos Ruralistas revela ligação entre destruição ambiental e eleições

Publicação da investigação vai contar com debate em São Paulo nesta quinta-feira (5) e acontece no marco de 8 anos do portal De Olho nos Ruralistas

Tradução:

O De Olho nos Ruralistas lança nesta quinta-feira (5), às 19h, o dossiê “Os Gigantes”, que reúne informações sobre as políticas ambientais dos 100 maiores municípios brasileiros em extensão territorial. A área total soma 37% do território brasileiro, equivalente ao tamanho da Índia e maior que todos os países da Europa Ocidental.

“É uma fatia decisiva e esquecida do Brasil”, aponta o diretor do observatório, Alceu Luís Castilho. “Esses municípios costumam ficar fora da cobertura eleitoral, diante da ênfase nos grandes centros urbanos, mas a importância ambiental deles é gigantesca. O impacto deles é planetário.”

A publicação da investigação acontece no Armazém do Campo, no centro de São Paulo, e haverá um debate com a coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro, a repórter do Brasil de Fato Carolina Bataier e o coordenador de projetos do De Olho nos Ruralistas, Bruno Bassi.

Leia também | De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por reportagem sobre Arthur Lira

O dossiê é resultado de um trabalho de seis meses de investigação e coleta de dados a partir das bases do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das próprias prefeituras e dos tribunais de Justiça.

Entre janeiro de 2021 e julho de 2024, esses municípios perderam 22 mil km² de vegetação nativa — 38,4% do desmatamento registrado no Brasil no período, equivalente ao tamanho de El Salvador. O relatório mostra como as políticas públicas adotadas pelos prefeitos e secretários desses municípios provocam a destruição ambiental.

Documentário “Elizabeth”

Às 19 horas será exibido o documentário “Elizabeth”, sobre a líder das Ligas Camponesas, Elizabeth Teixeira. Lançado em setembro de 2023, foi eleito pelo júri popular o melhor filme na 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, em julho, durante o 31º Festival de Cinema de Vitória. 

Prestes a completar 100 anos, Elizabeth foi protagonista do clássico “Cabra Marcado para Morrer”, do cineasta Eduardo Coutinho.

Em novembro de 2023, o documentário participou do 2° Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco), no Cine Odeon, centro do Rio. A mostra fez parte do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).

Oito anos do De Olho nos Ruralistas

O evento também marca os oito anos do portal De Olho nos Ruralistas, fundado em setembro de 2016. Esta é a quinta cobertura eleitoral do observatório, que lança uma campanha por mais 300 apoiadores para o projeto, diante da necessidade de manter a equipe atual em 2025 e seu trabalho de investigação.

O De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil e de seus impactos sociais e ambientais. Uma das características desse modelo, com latifúndios e monoculturas, é seu expansionismo — em um contexto de mudanças climáticas em um planeta finito.

Dirigido pelo jornalista Alceu Luís Castilho, autor de “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” (Contexto, 2012), o observatório tornou-se referência para pesquisadores de diversas áreas, da alimentação à questão agrária, do ambiente aos conflitos no campo.

Além do site de notícias, o De Olho nos Ruralistas conta com um canal do YouTube, com mais de 30 mil seguidores, onde são divulgados vídeos em séries específicas, como o De Olho no Congresso, sobre as digitais do agronegócio em Brasília, e o De Olho na História, que relembra fatos marcantes envolvendo as questões agrárias nos 500 anos de Brasil.

A série “Endereços” foi lançada durante estas eleições mostrando a relação entre os candidatos e o território em São Paulo, as políticas públicas e a destruição ambiental. O primeiro vídeo mostrou o sítio do prefeito Ricardo Nunes em área de nascentes na zona sul da capital paulista. Outro vídeo mostra como o empresário Pablo Marçal negocia fazendas com agiotas.

Mais um projeto iniciado este ano é a série “Emergências”. O primeiro vídeo aponta as relações da família do responsável pelos recentes ataques aos Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC.

Serviço

– Lançamento do dossiê “Os Gigantes”, do De Olho nos Ruralistas
– Quinta-feira, 5 de setembro, às 19h
– Onde: Armazém do Campo, Alameda Nothmann, 806, 2º andar, São Paulo (SP)
– Entrada franca


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

LEIA tAMBÉM

5 desafios ao Progressismo em 2025 – de olho em 2026
Frei Betto | 5 desafios ao Progressismo em 2025 – de olho em 2026
Veto do celular nas escolas fiscalização não pode recair sobre corpo docente
Veto do celular nas escolas: fiscalização não pode recair sobre professores
Brics, Mercosul, reindustrialização tarifas de Trump oferecem novo horizonte ao Brasil
Brics, Mercosul, reindustrialização: tarifas de Trump abrem novo horizonte ao Brasil
Perigo atômico a bomba israelense contra os palestinos e a indústria nuclear no Brasil
Perigo atômico: a bomba israelense contra os palestinos e a indústria nuclear no Brasil