Pesquisar
Pesquisar

Para combater poluição, Cuba implanta bicicleta em seu sistema público de transporte

Como parte da estratégia serão implementadas outras medidas de desenvolvimento do transporte, como a instalação de câmaras de vigilância e a habilitação de ciclovias
Agência Cubana de Notícias
Agência Cubana de Notícias
Havana

Tradução:

Para o próximo ano, está prevista a implantação do sistema público de bicicletas em nível piloto na capital cubana, com o objetivo de promover o uso desse meio de transporte de baixo carbono.

Zunilda Parras Arias, diretora-geral do Centro de Pesquisa e Gestão Ambiental dos Transportes (Cimab) – uma das entidades que acompanham o projeto – informou que o estudo de viabilidade para o aluguel dos equipamentos já foi realizado e estão em processo de concurso sistema de gestão.

A princípio não cobrirá toda a cidade, haverá uma estação urbana, localizada no distrito de Fontanar, no município de Boyeros, e seis outras estações de bicicletas em áreas da Universidade Tecnológica de Havana e no distrito de Río Verde, disse o especialista ao Agência de Notícias Cubana.

Como parte da estratégia, disse, serão implementadas outras medidas de desenvolvimento do transporte, como a instalação de câmaras de vigilância e a habilitação de ciclovias.

Sua possível demanda será por distâncias médias de três quilômetros e meio e por motivos de trabalho e estudo, principalmente. 

Como parte da estratégia serão implementadas outras medidas de desenvolvimento do transporte, como a instalação de câmaras de vigilância e a habilitação de ciclovias

MTB Brasília
Possível demanda será por distâncias médias de três quilômetros e meio e por motivos de trabalho e estudo, principalmente.

A análise da mobilidade em Havana mostrou que, ao final do projeto em 2022, serão realizadas mais de 227.000 viagens diárias com o aluguel deste meio de transporte não motorizado.

Claritza Cárdenas de la Vega, diretora da divisão de passageiros e rodovias do Cimab, explicou que levaram experiências de países como Argentina, Espanha, México, Holanda e Dinamarca, e do programa Ha´Bici, do Escritório do Historiador de La Havana, em operação há dois anos.

Sua possível demanda, segundo ele, será por distâncias médias de três quilômetros e meio e principalmente por motivos de trabalho e estudo.

As bicicletas a serem utilizadas serão montadas pela empresa Minerva, de Villa Clara, a partir de projeto específico desenvolvido pela Cimab, considerando as características da população cubana.

O sistema público de bicicletas é um dos pilares do Neomobility, um projeto abrangente financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), liderado pela Direção-Geral de Transporte de Havana.

Em vídeo, Projeto de Neomobilidade em Havana


* Com informações da ACN

** Tradução: LatinidaDJ


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Agência Cubana de Notícias

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo