NULL
NULL
PARLASUL – A Comissão que preside a Parlamentaria Argentina Julia Perié, recebeu uma delegação de Parlamentares Juvenis do MERCOSUL.
Na sessão participaram os Parlamentares José Morales, Christian Zerpa e Dennis Fernández da Venezuela, Andrés Larroque da Argentina, Daniela Payssé do Uruguai, Luis Sarubbi e Amanda Núñez do Paraguai, por Brasil fizeram-se presentes os senadores Eduardo Suplicy e Mozarildo Cavalcanti.
Os Parlamentares Juvenis do MERCOSUL estiveram trabalhando durante todo o fim de semana na cidade de Piriápolis, Uruguai. Em base a esses trabalhos realizaram-se diversos planteamentos e consultas à Comissão. Lhe apresentaram a seus colegas adultos a possibilidade de criar uma “mesa fiscal internacional” para a fiscalização do respeito aos Direitos Humanos. Por parte da Comissão se lhes respondeu que hoje a ferramenta que tem o MERCOSUL é o Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos e recordaram o Relatório Anual que está obrigado a realizar o PARLASUL, e para isso se realizam Audiências Públicas nos cinco Estados Partes do MERCOSUL.
Referiram-se também que esta mesa possa fazer um seguimento do sistema educativo para a harmonização das políticas educativas em matéria de direitos humanos. Também trataram temas como trabalhos em matéria de vício em drogas, o Caso Chevron no Equador, os presos cubanos nos Estados Unidos, o caso de Macarena Gelman no Uruguai, entre outros.
Por último, solicitaram que sejam revistas as políticas de serviço militar obrigatório que ainda são mantidas em alguns países da América do Sul.
A Presidenta Julia Perié qualificou o encontro como enriquecedor e se surpreendeu gratamente com o altíssimo nível mostrado pelos jovens parlamentares e a solvência com a qual desenvolveram suas ideias.
Por outra parte, o Vice-Presidente da comissão, o Parlamentar venezuelano José Morales, solicitou que nas próximas audiências públicas sobre Direitos Humanos sejam convidados formalmente os Parlamentares Juvenis do MERCOSUL.
Sobre o tema, a Parlamentar uruguaia Daniela Payssé recordou que amanhã, terça-feira dia 11, se realiza a Audiência Pública sobre Direitos Humanos que correspondente ao Uruguai. A mesma se realizará no Anexo do Palácio Legislativo, em Montevidéu, a partir das 9 horas.
Finalmente, os jovens se mostraram agradecidos pela oportunidade de intercambiar de igual para igual com seus pares e de que sejam escutados suas vozes. Adiantaram que durante a Sessão Plenária do PARLASUL apresentarão uma Declaração que é produto dos trabalhos realizados nestes dias como Parlamentares Juvenis do MERCOSUL.