Pesquisar
Pesquisar

O que é a Cooperação Sul-Sul e qual o seu futuro no mundo globalizado?

A Cooperação Sul-Sul é uma manifestação de solidariedade entre povos e países do Sul que contribui para o bem-estar das populações
Redação Telesur
Telesur
Caracas

Tradução:

No último sábado (12) foi comemorado o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, decretado em 2011 pela Assembleia Geral do mais alto órgão do mundo 

Em discurso recente, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, destacou que a colaboração entre os países do sul global oferece um “caminho único, que – afirmou – nos acelera rumo aos objetivos fundamentais do desenvolvimento sustentável até 2030”.

Ele afirmou que a cooperação Sul-Sul oferece soluções concretas para desafios compartilhados, e muitos países se tornam fontes de apoio e inspiração para abordagens inovadoras de desenvolvimento. 

O escritório da ONU especializado no assunto publicou um guia de boas práticas para a implementação da Cooperação Sul-Sul que considera as particularidades e necessidades de cada país.

No âmbito desta celebração, destaca-se a plataforma digital “South-South Galaxy” que procura e incentiva a troca de conhecimentos entre os países do Sul com o objetivo de se conhecerem, aprenderem e colaborarem. 

O site das Nações Unidas indica que a celebração destaca os compromissos assumidos na Segunda Conferência de Alto Nível da ONU sobre o Plano de Ação de Buenos Aires. Na ocasião, foi solicitada uma maior cooperação Sul-Sul para o alcance do desenvolvimento sustentável.

A Cooperação Sul-Sul é uma manifestação de solidariedade entre povos e países do Sul que contribui para o bem-estar das populações

Nações Unidas
Desde 2016, o valor do comércio Sul-Sul aumentou quase sete vezes: de US $ 600 bilhões em 1995 para US $ 4 trilhões em 2016

O que é cooperação Sul-Sul?

Cooperação Sul-Sul é um termo criado para o desenvolvimento e inovação do Sul Global. A ONU explica que se trata de uma cooperação técnica entre países em desenvolvimento, em sua maioria localizados no sul do planeta.

O objetivo é a colaboração entre Estados, organizações internacionais, sociedade civil, acadêmicos e o setor privado para criar iniciativas de sucesso em áreas como agricultura, direitos humanos, urbanização, saúde. 

Futuro da Cooperação Sul-Sul

Para o Secretário-Geral da ONU, a Cooperação Sul-Sul será fundamental para o cumprimento das metas da Agenda 2030 e do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

“A cooperação Sul-Sul será vital para garantir o apoio mútuo e o intercâmbio das melhores práticas para aumentar a resiliência dos países em desenvolvimento e das comunidades que enfrentam os efeitos devastadores das mudanças climáticas. 

A Cooperação Sul-Sul também pode apoiar a transformação de economias que dependem de combustíveis fósseis, com estratégias que reforcem o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental ”, disse Guterres em março de 2019 em Buenos Aires, Argentina, durante o Conferência da ONU sobre Cooperação Sul-Sul.

Ele também indicou que a Cooperação Sul-Sul será vital para a implementação do multilateralismo no mundo. Enquanto for necessário melhorar, garantir a melhoria das infraestruturas no Sul Global, bem como procurar uma solução para a crescente procura de energia devido ao aumento da população. 

Redação Telesur

Tradução: João Baptista Pimentel Neto


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Telesur

LEIA tAMBÉM

Pedro_Sanchez
Sánchez se calou quando esquerda espanhola foi vítima de lawfare; agora, ele é o alvo o
Antony Blinken - Joe Biden
Mais uma vez, EUA omitem os próprios crimes em informe sobre Direitos Humanos no mundo
Biden Trump
Com Biden ou Trump, EUA estão condenados à violência e ao absurdo
bomba_nuclear_ia
"Doutrina Sansão": ideologia sionista coloca humanidade à beira da catástrofe nuclear