Pesquisar
Pesquisar

Postergado o III Encontro Mundial de Solidariedade com Cuba

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Comunicado do ICAP

3encontroCubabannerQueridos amigos do Movimento de Solidariedade com Cuba no Brasil

A direção do Comitê Organizador do III Encontro Mundial de Solidariedade com Cuba decidiu postergar o evento a partir de uma profunda avaliação realizada em que se considerou que na data prevista os cubanos estarão empenhando todos os esforços nas complexas tarefas que enfrentamos como parte do cronograma previsto no processo de atualização do modelo econômico, que este ano prevê transformações das mais complexas.

Estamos conscientes de que muitos amigos já teriam adotado medidas organizativas adicionais e especial esforço para nos acompanhar como sempre fizeram em cada chamado solidário. Não obstante, agora nos compete a responsabilidade de manter o Movimento mobilizado em função das prioridades identificadas.

Especial esforço requererá a campanha mundial pela libertação de Antonio, Ramón e Geraldo, que completam 16 anos de cruel encerramento no próximo 12 de setembro. A urgência dessa causa não admite um minuto de descanso. Para isso convocamos os amigos para que assistam a Jornada “Cinco dias de ações pelos Cinco”, que transcorrerá em Washington de 4 a 11 de junho deste ano, convocada pelo Comitê Internacional pela Libertação dos Cinco.

Nosso X Colóquio Internacional pela Libertação dos Cinco ocorrerá no contexto de 12 de setembro, com participação d amigos, organizações de solidariedade e Comitês pelos Cinco, que organizaram as iniciativas mais relevante deste ano e que estão envolvidas em iniciativas de impacto dentro dos Estados Unidos. Em todo o mundo se desenvolverá a Jornada Mundial pela Libertação dos Cinco, com início em 5 de setembro e conclusão em 6 de outubro.

A difusão da verdade da Revolução, especialmente das transformações que Cuba vem  desenvolvendo para alcançar o socialismo próspero e sustentável; a luta contra o Bloqueio genocida, a denúncia às campanhas midiáticas e das políticas de subversão dos EUA efetuadas contra nosso país com objetivo de quebrar a unidade e restaurar o capitalismo em Cuba, serão mantidas como as ações que devemos divulgar de maneira permanente e convertê-las em nossas ferramentas para o fortalecimento de nosso trabalho.

As Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário, já convocadas este ano para o Acampamento Internacional Julio Antonio Mella, deverão contar com divulgação e apoio. Nesse sentido, decidiu-se convocar a Brigada Internacional Camilo Cienfuegos, como homenagem no 55 aniversário do desaparecimento físico do Herói de Yaguajay. Em breve informaremos também as datas exatas para o mês de outubro e o programa da brigada.

ICAP - Instituto Cubano de Amizade com os Povos
ICAP – Instituto Cubano de Amizade com os Povos

Também deveremos nos manter mobilizados em solidariedade com a revolução bolivariana e demais processos progressistas da América Latina e do mundo, que enfrentam de maneira decidida a contraofensiva do imperialismo diante dos inegáveis avanços alcançados. Em 28 de julho,  aniversário de 60 anos do eterno comandante Hugo Chávez, nos somaremos às diferentes iniciativas previstas em defesa do legado do comandante.

Para este primeiro de maio, o presidente Raúl Castro covocou ao povo de Cuba a “fazer tremer a terra”, mobilizando-nos em todo o país. Haverá desfiles em todos os municípios e os cubanos estamos comprometidos a assistir com entusiasmo e a convidara os amigos de Cuba a que nos visitem também nesse dia transcendental. O recorde histórico alcançado nesta data ocorreu no ano passado com quase dois mil amigos na Praça da Revolução de La Habana, além dos que estiveram em várias províncias.

A postergação do III Encontro Mundial e a reacomodação lógica de nossas ações, não diminuirá de maneira alguma a intensidade do trabalho que estamos realizando, longe disso, deverá ser multiplicado e intensificado nas regiões e estados.

Recebam de Cuba um grande abraço solidário.

ICAP


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo