UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

Prejudicados de forma desigual, países europeus contestam sanções ao petróleo russo

Enquanto alguns são forçados a cortar importações e procurar alternativas mais caras, outros, como Alemanha, mantém acesso ao petróleo mais barato
Redação Esquerda.Net
Esquerda.Net
Lisboa

Tradução:

No início do mês, a Comissão Europeia tinha sugerido avançar com um embargo total ao petróleo proveniente da Rússia no sexto pacote de sanções aplicadas após o início da invasão da Ucrânia.

No entanto, este passo mereceu a oposição de três países do bloco – Hungria, República Checa e Eslováquia, bastante dependentes do petróleo russo. Os governos destes países exigiam exceções a este embargo, de forma a mitigarem os impactos que poderia ter nas suas economias.

Continua após o anúncio

Assista na TV Diálogos do Sul

É para resolver este impasse que a Comissão pondera agora abrir uma exceção significativa no embargo. A proposta em cima da mesa, noticiada pelo jornal britânico Financial Times, passa por aplicar um embargo total as importações por via marítima, mas permitir que se mantenham as que chegam à região através de oleodutos como o de Druzhba, que abastece os três países em questão.

Continua após o anúncio
Enquanto alguns são forçados a cortar importações e procurar alternativas mais caras, outros, como Alemanha, mantém acesso ao petróleo mais barato

Foto: União Europeia
Ministro da Economia alemão, Robert Habeck, admitiu que unidade europeia em torno das sanções à Rússia está a “começando a desmoronar"




A unidade europeia está desmoronando

Central Nuclear de Shearon Harris. Foto de John Dyer/Flickr Apesar de a Comissão estar confiante na possibilidade de alcançar um acordo, outros países têm levantado questões sobre o funcionamento do mercado interno.

Em causa está a violação das condições de igualdade entre os países, visto que alguns países serão forçados a cortar as importações de petróleo russo e procurar alternativas mais caras, ao passo que outros, como a Alemanha ou a Hungria, continuarão a ter acesso ao petróleo mais barato, que pode depois ser refinado e vendido no resto da UE.

Foi neste sentido que o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, admitiu que a unidade europeia em torno das sanções à Rússia está a “começando a desmoronar”.

Continua após o anúncio

Embora considere que a UE é uma zona com enorme poderio econômico, o ministro alemão nota que esse poder só pode ser utilizado “quando [o bloco] se mantém unido”, algo que parece mais difícil de alcançar neste caso.

Inicialmente, a Comissão considerara excluir do embargo apenas o oleoduto do sul de Druzhba, que alimenta a Hungria, a República Checa e a Eslováquia, mas agora parece disposta a excluir também o oleoduto do norte de Druzhba, que abastece a Alemanha e a Polônia.

Em conjunto, estes dois oleodutos são responsáveis pelo fornecimento de um terço das importações de petróleo russo de toda a União Europeia, pelo que a sua exclusão das sanções diminuiria a sua eficácia.

Fonte Financial Times

Continua após o anúncio

Entre os diplomatas europeus ouvidos pelo FT, existe a expectativa de que os países consigam alcançar um acordo quando os detalhes técnicos da proposta forem conhecidos.

Segundo o Público, os representantes permanentes chegaram a acordo para que a proposta avance na reunião dos líderes dos 27 governos.

Redação Esquerda.net


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Esquerda.Net

LEIA tAMBÉM

Defenderemos nossa soberania, adverte Putin sobre possível uso da Groenlândia contra Rússia
Defenderemos nossa soberania, adverte Putin sobre possível uso da Groenlândia contra Rússia
Rearmamento europeu culpa Rússia, enriquece indústria bélica e faz povo pagar a conta
Rearmamento europeu culpa Rússia, enriquece indústria bélica e faz povo pagar a conta
Arrogância e fiasco diplomático de Macron implodem influência francesa na África (3)
Arrogância e fiasco diplomático de Macron implodem influência francesa na África
Regime de al-Julani massacra minorias na Síria com “aval” do Ocidente, alertam especialistas
Regime de al-Julani massacra minorias na Síria com “aval” do Ocidente, alertam especialistas