Pesquisar
Pesquisar

Processo eleitoral sem Lula será fraude imensa, diz Foro São Paulo

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Um processo eleitoral que exclua o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político há 90 dias, se transformará em uma imensa fraude, afirmou o Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo.

Prensa Latina*

Excluir da contenda nas urnas o líder histórico e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), que é vítima de sentenças sem provas ditadas em processos judiciais manipulados, afetará “a possibilidade de que o povo brasileiro possa expressar livremente sua vontade”, diz o Grupo de Trabalho.

Em uma declaração emitida após o tribunal de segunda instância ter agravado a condenação do ex-presidente, o Grupo de Trabalho da entidade que agrupa 112 partidos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe manifestou que a questão central em nosso continente é a democracia e a justiça social.

Leia também: Lula: “O Brasil voltará a ser dos brasileiros”

“Tudo o que restrinja ou debilite põe em perigo os direitos conquistados”, advertiu.

O documento recordou que a sentença de primeira instância e sua revisão pelo tribunal de apelações de Porto Alegre foi questionada e recusada por importantes juristas de nível internacional, pela evidente falta de imparcialidade, de garantias do devido processo e um julgamento baseado em convicções e sem provas.

Tal processo, destacou, põe em questionamento a institucionalidade democrática do Brasil, “com o que isto implica para a estabilidade política do país e da região”.

O Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo observou também que esta ação das elites políticas empresariais, da comunicação e judiciais não é algo novo na região, que já viveu essa mesma operação em outras nações propiciando golpes de Estado ou perseguindo líderes progressistas.

Em outra  parte, a declaração apontou que uma parte importante do Poder Judicial brasileiro se transformou em um instrumento com objetivos políticos dirigidos a perseguir o Partido dos Trabalhadores, suas principais referências e, particularmente, o ex-presidente Lula.

A respeito declarou que há anos as elites políticas, empresariais e os grandes meios de comunicação levam adiante uma ofensiva também jurídica para retomar o controle do Brasil, com o fim de reverter os avanços em matéria social e na construção de uma sociedade mais justa e soberana, e subordiná-lo aos interesses dos Estados Unidos.

Prensa Latina, de Brasília, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Da utopia ao legado as muitas vidas de Pepe Mujica
Da utopia ao legado: as muitas vidas de Pepe Mujica
Sucesso global, série argentina “O Eternauta” ecoa resistência e fraternidade em tempos de tirania (4)
Sucesso global, série argentina “O Eternauta” ecoa resistência e fraternidade em tempos de tirania
Operação Guacamaya conheça os detalhes da farsa criada por Corina Machado e Marco Rubio (1)
Operação Guacamaya: conheça os detalhes da farsa criada por Corina Machado e Marco Rubio
Corina Machado e Marco Rubio mentem sobre fuga épica de opositores, afirma Venezuela
Corina Machado e Marco Rubio mentem sobre "fuga épica" de opositores, afirma Venezuela