Pesquisar
Pesquisar

Snowden agradece ao presidente do Equador Rafael Correa

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Edward Snowden“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam estar do lado dos direitos humanos de um individuo diante do governo mais poderoso do planeta, e a valentia do Equador e seu povo é um exemplo para o mundo.

Devo expressar meu profundo respeito por seus princípios e meu sincero agradecimento pela ação de seu governo ao considerar minha solicitação de asilo político.

O governo dos Estados Unidos montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afeta a toda vida humana vinculada à tecnologia; gravando, analisando ou submetendo a um julgamento secreto a cada membro do público internacional. Supõe uma grave violação de nossos direitos humanos universais quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizado e sem garantias contra pessoas inocentes.

De acordo com essa crença, revelei este programa a meu país e ao mundo. Enquanto o público tem expressado apoio à luz que espalhei sobre este sistema secreto de injustiça, o governo dos Estados Unidos respondeu com uma caçada extrajudicial que me custou minha família, minha liberdade de movimento e meu direito a uma vida pacífica, sem medo de uma agressão ilegal.

Enquanto eu enfrento esta perseguição, tem ocorrido um silêncio por parte daqueles governos temerosos do governo estadunidense e suas ameaças.

Não obstante, o Equador, ergueu-se para defender o direito humano de pedir asilo. A ação decisiva de seu cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que meus direitos fossem protegidos durante minha saída de Hong Kong – Nunca eu poderia correr o risco de viajar sem isto.

Agora, como resultado, mantenho-me livre e capaz de publicar informação que sirva ao interesse público.

Sem me importar pelos dias que me restem de vida, me manterei dedicado a lutasr pela justiça em um mundo desigual. Se algum desses dias contribuir ao bem comum, o mundo deverá agradecer aos princípios do Equador.

Por favor, aceite minha gratidão, como representante de su Governo e do povo da República do Equador, bem como minha grande admiração pessoal por seu compromisso para fazer o que é correto antes que aquilo que gera recompensa”.

Edward Joseph Snowden


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções (3)
Biden tira Cuba da lista de terror e suspende algumas sanções; analistas avaliam medidas
Tensões criadas por Trump impõem à América Latina reação ao imperialismo
Trump exacerba as contradições entre EUA e América Latina
Política fracassada Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Política fracassada de Noboa mantém Equador como país mais violento da América Latina
Venezuela Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo (2)
Venezuela: Maduro reforça poder popular, desafia oligarquias e combate o imperialismo