Pesquisar
Pesquisar
Fabius Trio propõe novos olhares e ouvidos para uma música tocada com viola, contrabaixo e percussão (Foto: Claudia Fegadolli)

“Viola Intensa”: Fabius Trio une tradição e inovação no Sesc 14 Bis, neste sábado (21), em SP

Com composições autorais e interpretações com arranjos originais, grupo se aventura por ritmos que vão do jazz e samba à música indígena e caipira

Redação Diálogos do Sul Global, Guilherme Ribeiro
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Neste sábado (21), o Sesc 14 Bis, em São Paulo, recebe o show Viola Intensa, com Fabius Trio. A apresentação começa às 18h com entrada gratuita.

Formado por Fabius Nunes, Emílio Martins e Miguel Fegadolli, o Fabius Trio traz no repertório músicas instrumentais autorais e interpretações com arranjos originais. A sonoridade reúne fusões de samba com linhas jazzísticas, Villa Lobos com menções à música indígena, Guarânias e Chamamés apimentados, ramificações da música nordestina e, sem negar a identidade, da música caipira.

Músicas de Edu Lobo, Heraldo do Monte, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Índio Cachoeira, Levi Ramiro e Zeca Collares também são reinventadas pelo trio, que promete um concerto singelo, com uma perspectiva de novos olhares e ouvidos para uma música tocada com viola, contrabaixo e percussão.

A parceria entre o violeiro e produtor Fabius Nunes e o percussionista Emílio Martins começou há mais de 15 anos no coletivo Tamoyo, grupo no qual ainda hoje dividem arranjos com outros músicos. Já Miguel Fegadoli, no contrabaixo, se aliou a Nunes e Martins quando compuseram o Viola sem Fronteiras, outro projeto que os levou juntos à estrada.

Fabius é também pesquisador de etnomúsica brasileira, e conquistou seu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) com um projeto que mergulhou na trajetória da viola no Brasil. A tese também investigou a representação da cultura caipira por meio da presença do instrumento em seus diferentes formatos e mostrou como a política reacionária e o evangelismo tentaram apagar a tradição da viola caipira, que, no entanto, resiste firme.

Serviço

  • Evento: Fabius Trio, com show Viola Intensa.
  • Onde: Sesc 14 Bis, em São Paulo/SP.
  • Quando: Sábado, 21 de junho, às 18h.
  • Entrada gratuita.
  • Mais informações na página do Sesc.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Diálogos do Sul Global
Guilherme Ribeiro Jornalista graduado pela Unesp, estudante de Banco de Dados pela Fatec e colaborador na Revista Diálogos do Sul Global. Mais conteúdos em guilhermeribeiroportfolio.com

LEIA tAMBÉM

Frei Betto Saber cultivar e saber escolher onde encontrar a felicidade
Frei Betto | Saber cultivar e saber colher: onde encontrar a felicidade?
Educação do Brasil, da América Latina e da Europa pede aval da Ancine à série “Operação Condor” (1)
Em carta aberta, Educação nacional e internacional defende aval da Ancine a “Operação Condor”
Frei Betto Como a cultura neoliberal molda o significado de felicidade
Frei Betto | Como a cultura neoliberal molda o significado de felicidade
Amor às máquinas como afeto humano por IAs evoluiu do cinema para a vida real (1)
Amor às máquinas: como afeto humano por IAs evoluiu do cinema para a vida real