Pesquisar
Pesquisar

29ª Jornada Nacional de Cineclubes

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

imagem-jornada-cineclubesEm 2013, ano em que se comemora os 100 anos do cineclubismo mundial, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros-CNC realiza a 29ª Jornada Nacional de Cineclubes, de 15 a 21 de novembro, em Salvador/BA. O evento também abrigará o VII Encontro Iberoamericano de Cineclubes da Federação Internacional de Cineclubes (FICC).

A Jornada e o Encontro Iberoamericano são um momento de definição e fortalecimento dos movimento cineclubista nacional e internacional. O objetivo é promover trocas de experiências e elaborar articulações coletivas para estratégias de expansão e aperfeiçoamento da classe. A participação de representantes de todo o Brasil é fundamental não só para os cineclubes, como também para o fortalecimento do cenário cultural em cada estado.

Segundo a Coordenadora do CNC no Centro-Oeste, Carolina Sartomen “costuma ocorrer trocas e ampla distribuição de acervos (especialmente nacionais) aos cineclubes presentes no encontro, discute-se sempre a legitimidade cineclubista para o uso do cinema em suas atividades educacionais e sem fins lucrativos, delineia-se estratégias para próximos encontros (regionais e nacionais), debate-se sobre o estatuto vigente e elege-se uma diretoria executiva nacional. Além disso, este ano haverá a distribuição do Box Diversidade, coletânea de filmes brasileiros (organizada pela diretoria CNC), aos representantes cineclubistas presentes no encontro”.

Quem pode participar da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes

Todos os cineclubes filiados ao Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros-CNC podem participar da 29ª Jornada Nacional de Cineclubes. Além deles, os Cineclubes que ainda não são filiados podem fazer suas respectivas filiações durante o evento, porém, a prioridade – no que se refere à hospedagem e alimentação – é sempre concedida aqueles cineclubes filiados e em dia com a anuidade da associação.

Para Carolina, é importante estimular a campanha de filiação e/ou refiliação. “É uma colaboração regional de fundamental importância para articulação nacional do evento, visto que o valor destas anuidades muito contribuirão para a realização da 29ª Jornada”,conclui.

Para se filiar ao CNC, o cineclube deverá preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da organização e efetuar o pagamento de uma anuidade que atualmente é de R$ 50,00 (Cinquenta Reais).

Fonte: Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Gustavo Petro
Violação dos acordos de paz: entenda por que Petro vai denunciar a própria Colômbia na ONU
Haiti
Haiti: há pelo menos 20 anos comunidade internacional insiste no caminho errado. Qual o papel do Brasil?
Betty Mutesi
“Mulheres foram protagonistas na reconstrução da paz em Ruanda”, afirma ativista Betty Mutesi
Colombia-paz
Possível retomada de sequestros pelo ELN arrisca diálogos de paz na Colômbia