Pesquisar
Pesquisar

59 anos do Golpe de 1964: quem se opõe à democracia não faz ideia do que é ditadura

Muito sangue correu para que fosse possível resgatar a democracia brasileira após 21 de regime militar

Frei Betto
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

30c571e5 0d9b 4255 b47c 346b466232e1

Nesta sexta, 31 de março de 2023, o golpe que implantou 21 anos de ditadura militar no Brasil completou 59 anos. Na verdade, ocorreu a 1º de abril. Mas como nesta data se celebra o Dia da Mentira, os militares recuaram a comemoração para 31 de março. 

A onda bolsonarista suscitou mobilizações favoráveis à volta da ditadura. A maioria dos que se opõem à democracia não têm ideia do que é um regime ditatorial: a censura que escondia da opinião pública as atrocidades praticadas nos porões do sistema repressivo; os reais índices econômicos do país; a corrupção que imperava nos sucessivos governos militares

Assista na TV Diálogos do Sul

Fui preso duas vezes pela ditadura. A primeira, em junho de 1964, pelo “crime” de ser dirigente nacional da Juventude Estudantil Católica. Arrastado ao quartel da Marinha, no Rio, torturaram-me com socos e pontapés.

Queriam que eu confessasse ser o Betinho (o mesmo que, mais tarde, liderou a luta contra a fome no Brasil ao criar a Ação da Cidadania), dirigente da Ação Popular, organização de esquerda de origem cristã.

27e5aa45 813b 4f57 b7db cb2e21b0626c

Ao se convencerem de que eu não era quem procuravam, queriam que eu denunciasse o paradeiro dele, ignorado por mim. Fiquei 15 dias detido, entre prisão da Ilha das Cobras e domiciliar. Não houve processo. 

Muito sangue correu para que fosse possível resgatar a democracia brasileira após 21 de regime militar

Memorial da Resistência
Hoje, nossa frágil democracia é ameaçada pelos terroristas que querem impor a lei da força sobre a força da lei




Segunda prisão

A segunda, que durou quatro anos, em 1969, por dar fuga a perseguidos políticos, atitude sacramentada pela Bíblia. Fiquei dois anos entre presos políticos e mais dois junto a presos comuns. O STF reduziu minha pena de quatro para dois anos no mês em que eu completava os quatro… Isso se chama: ditadura! Como restituir minha vida nos dois anos que fiquei privado de liberdade? 

Como disse Churchill, “ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Dizem que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.”

Macarini: o herói que optou por um fim glorioso ao invés de morrer nas mãos da ditadura

Correu muito sangue para resgatar a democracia brasileira após 21 de regime militar. Quem tem interesse em se informar, sugiro meus livros “Cartas da prisão” (Companhia das Letras), “Batismo de sangue” e “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (ambos da Rocco).

35ae44ae dfe3 472b 8cc2 340a9a604d73

Hoje, nossa frágil democracia é ameaçada pelos terroristas que, fanatizados pelo bolsonarismo, querem impor a lei da força sobre a força da lei. E pelos militares e civis que ainda insistem em negar que houve golpe em 1964 e adotam os eufemismos “revolução” e “movimento”. E, sobretudo, acreditam em fantasmas, pois até na farda do Corpo de Bombeiros enxergam comunismo…

O governo Lula veio resgatar a democracia brasileira. Acima do partidarismo, somos todos chamados a aprimorá-la e evitar o retrocesso histórico que só beneficiará uma minoria privilegiada. E reinstalará o terror em nosso país.

Frei Betto | escritor, autor de “Tom vermelho do verde” (Rocco), entre outros livros. Livraria virtual: freibetto.org


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul

40eb2603 730e 40a0 b07c bfe6afad80a3


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Frei Betto Escritor, autor de “Cartas da prisão” (Companhia das Letras); “Batismo de sangue” (Rocco); e “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco), entre outros livros 74 livros editados no Brasil, dos quais 42 também no exterior. Você poderá adquiri-los com desconto na Livraria Virtual – www.freibetto.org. Ali os encontrará a preços mais baratos e os receberá em casa pelo correio.

LEIA tAMBÉM

Gaza, Caracas, Florianópolis quando o Direito cede à “lei do mais forte”
Gaza, Caracas, Florianópolis: quando o Direito cede à “lei do mais forte”
Achilles - Sir Richard Westmacott 1822 - Hyde Park
Por que símbolos têm mais força que projetos na política? Freud e Campbell explicam
EUA na música e na poesia, a cultura reafirma sua força contra o fascismo
EUA: na música e na poesia, a cultura reafirma sua força contra o fascismo
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Mohammad Bakri e a ousadia de fazer do cinema uma arma contra a narrativa sionista