Conteúdo da página
ToggleUm relatório com mais de 70 páginas, produzido pelo observatório De Olho nos Ruralistas e que mostra a face agrária de Arthur Lira e seu clã em Alagoas, ganhou o Prêmio Megafone de Ativismo de 2024, na categoria Melhor Reportagem de Mídia Independente.
Durante seis meses, o De Olho nos Ruralistas investigou as conexões agrárias e políticas das famílias Lira e Pereira, sobrenomes paterno e materno do presidente da Câmara. O resultado foi lançado em novembro de 2023, com o título “Arthur, o Fazendeiro”, e revelou de forma inédita a dimensão do império agropecuário construído pelo clã do deputado.
Leia também | Luís Indriunas: Licitações entre Família Lira e prefeituras chefiadas por primos superou R$ 8 mi
A equipe identificou 115 fazendas, que somam 20.039,51 hectares. Com elas, foi constatado ainda um histórico de violações de direitos humanos, da criação de gado na Terra Indígena Kariri-Xocó ao despejo de uma família de camponeses.
A pesquisa revelou também a criação de uma rede de prefeituras e consórcios intermunicipais que atuam em benefício do clã, em diálogo direto com as verbas federais: dos tratores às cavalgadas, das escavadeiras às vaquejadas protagonizadas por Arthur e seu filho Alvinho.
Para ler o dossiê completo “Arthur, o Fazendeiro”, clique aqui.
De olho no agro
O De Olho nos Ruralistas é um observatório do agronegócio no Brasil, de seus impactos sociais e ambientais e seu expansionismo, em um contexto de mudanças climáticas em um planeta finito.
Dirigido pelo jornalista Alceu Luís Castilho, autor de “Partido da Terra – como os políticos conquistam o território brasileiro” (Contexto, 2012), o núcleo completa oito anos de existência em 2024, afirmando-se como referência para pesquisadores de diversas áreas, da alimentação à questão agrária, do ambiente aos conflitos no campo.
Leia também | Aliado de Lira faz plantão policial, tem milhões em contratos e comprou mansão ligada ao PCC
Os resultados do dossiê “Arthur, o Fazendeiro”, assim como outras investigações do De Olho nos Ruralistas, foram compartilhados aqui, na Diálogos do Sul. Confira:
Gado, venda de carne e prefeituras: dossiê revela sistema comandado por clã de Lira
Sobre o prêmio
O Prêmio Megafone De Ativismo é uma realização da Coalizão Megafone, composta pelas organizações Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo, Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM), Hivos Brasil e Vozes Pela Ação Climática (VAC).
* Com informações de Elenita Fogaça – De Olho nos Ruralistas