A Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), se reuniu em 11 de abril de 2024 e emitiu uma moção em repúdio ao atual massacre em curso na Faixa de Gaza.
A declaração pública, aprovada em 18 de abril, surge em solidariedade com outros grupos e unidades da Universidade de São Paulo (USP) e visa denunciar as violações dos direitos humanos em curso contra os palestinos.
O texto da moção expressa o mais firme repúdio à perda de vidas civis palestinas e com igual compromisso condena as mortes de civis israelenses no ataque perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
A FFCLRP afirma que é uma obrigação ética e moral, alinhada com a tradição humanista da instituição, exigir o imediato e definitivo cessar-fogo, além da implementação urgente de medidas efetivas para garantir a segurança do povo palestino.
West Bank | Earlier Today: A funeral was held for 14 Palestinians killed in the series of violent Israeli raids on Nour Shams refugee camp in Tulkarem pic.twitter.com/PKWmd0S3w0
— TIMES OF GAZA (@Timesofgaza) April 21, 2024
A omissão diante deste cenário seria uma falha grave com relação à história e aos valores humanitários que regem a comunidade acadêmica. Portanto, a FFCLRP conclama por uma ação imediata para pôr fim ao genocídio em Gaza e convoca todos os setores da universidade a se unirem nessa causa.
A moção reflete ainda o compromisso da FFCLRP com a paz, a justiça e o respeito aos direitos humanos em todas as partes do mundo.
Leia a declaração completa:
Edição: Guilherme Ribeiro