Pesquisar
Pesquisar
Foto: Flickr

“Plano dos Generais”: Netanyahu agrava violência no norte de Gaza em resposta à volta de Trump

Nova ofensiva de Netanyahu busca “resolver conflito” esvaziando a região, seja matando, prendendo ou forçando o deslocamento dos palestinos em direção ao sul
Wisam Zoghbour
Diálogos do Sul Global
Gaza

Tradução:

O governo da ocupação está correndo contra o tempo para impor novos fatos no terreno na Faixa de Gaza antes da chegada do novo ocupante da Casa Branca em 20 de janeiro de 2025. Netanyahu está esvaziando o norte da Faixa de Gaza de seus habitantes e forçando-os a deslocarem-se em direção à Cidade de Gaza e ao sul do setor, cometendo crimes de genocídio e limpeza étnica contra os palestinos.

O governo de Netanyahu está implementando o “Plano dos Generais” sem anúncio oficial, cercando e apertando o cerco ao norte da Faixa de Gaza, fazendo os moradores passar fome, privando-os de água, matando-os e forçando-os a deslocarem-se à força em direção à Cidade de Gaza e ao sul do setor.

Segundo vazamentos, o governo da ocupação está se movendo para construir um eixo no norte da Faixa de Gaza, semelhante ao eixo de Netzarim, para separar a província do norte da província de Gaza. O objetivo é apertar o controle sobre a província do norte, esvaziando-a e forçando os moradores a deslocarem-se para a província de Gaza e o sul do setor, demolindo suas casas e destruindo suas propriedades.

De acordo com os planos e esquemas em andamento no terreno, a potência ocupante está avançando para resolver o conflito na Faixa de Gaza, como é o caso na Cisjordânia, controlando à força a terra e esvaziando-a dos residentes palestinos, empurrando-os para o deslocamento forçado para outras áreas.

O plano de resolver o conflito, segundo o extremista Smotrich e em coordenação com Netanyahu, é que os palestinos devem escolher entre a morte, o deslocamento ou a prisão e a escravidão.

A resistência palestina em sua terra, casa e centro de deslocamento irá frustrar os planos da extrema direita liderada por Benjamin Netanyahu.

Edição: Alexandre Rocha 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Wisam Zoghbour Jornalista, diretor da Revista Liberdade de Gaza (Al-Hurriya) e membro do Secretariado-Geral do Sindicato dos Jornalistas Palestinos.

LEIA tAMBÉM

1000 dias de Guerra na Ucrânia estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais
1000 dias de Guerra na Ucrânia: estratégia de esquecimento, lucros e impactos globais
G20 se tornará equipe de ação ou seguir como espaço de debate
G20 vai se tornar “equipe de ação” ou seguir como “espaço de debate”?
Do Fórum Social Mundial ao G20 Social Lula reinventa participação popular global
Do Fórum Social Mundial ao G20 Social: Lula reinventa participação popular global
Entidades denunciam governos de Valência e Espanha por homicídio culposo durante enchentes
Entidades denunciam governos de Valência e Espanha por homicídio culposo durante enchentes