Pesquisar
Pesquisar

China adverte EUA e anuncia ações firmes em caso de levantes separatistas de Taiwan

Washington não deve jogar esta carta nem seguir pelo caminho incorreto no tema mais sensível e fundamental das relações bilaterais, afirmou chanceler
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Beijing

Tradução:

A China insistiu com os Estados Unidos que Taiwán é parte inalienável do país e seu Governo procederá com ações firmes para salvaguardar os interesses de segurança e soberania em caso de ingerência ali, indicou na quinta (19) em um comunicado oficial.

Segundo o texto, Yang Jiechi, diretor de Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China, disse ao assessor norte-americano de Segurança Nacional, Jake Sullivan, que Washington não deve jogar esta carta nem seguir pelo caminho incorreto no tema mais sensível e fundamental das relações bilaterais.

Assista na TV Diálogos do Sul

Instou a parte norte-americana a cumprir o compromisso de reconhecer o princípio de Uma só China e não apoiar as aspirações independentistas de Taiwan, depois de repudiar recentes ações e pronunciamentos a esse respeito.

Yang alertou para o perigo para a ilha de qualquer apoio externo, exigiu implementar os consensos alcançados pelos presidentes das duas potências para melhorar os nexos Beijing-Washington e insistiu em apostar na cooperação mutuamente benéfica.

Com relação à Ásia-Pacífico, o funcionário afirmou que “buscar a paz, a cooperação e o desenvolvimento é uma tendência geral e uma aspiração comum” em toda a região; defendeu os vínculos amistosos da China com seus vizinhos e manifestou-se contra as tentativas de socavar a estabilidade na zona.

Washington não deve jogar esta carta nem seguir pelo caminho incorreto no tema mais sensível e fundamental das relações bilaterais, afirmou chanceler

Montagem
Yang Jiechi, diretor de Assuntos Exteriores do Partido Comunista da China e o assessor norte-americano de Segurança Nacional, Jake Sul

Península coreana, a guerra entre Rússia e Ucrânia

Yang e Sullivan também analisaram a situação na península coreana, a guerra entre Rússia e Ucrânia e outras questões do panorama regional e internacional.

Ambos conversaram por telefone dois meses depois de dialogar cara a cara em Roma e como preâmbulo da viagem que o presidente estadunidense, Joe Biden, realizará a partir de quinta-feira (19) ao Japão e à Coreia do Sul.

Estados Unidos preparam venda de armas para Taiwan em meio a tensões com a China

Além de reunir-se com os anfitriões nesses países, o mandatário também terá encontros com os líderes da Austrália e da Índia, e lançará o Marco Econômico Indo-Pacífico, uma iniciativa destinada a aumentar a participação dos Estados Unidos na área e conter a China.

Este pacto propõe regras para o comércio, os parâmetros digitais, as cadeias de fornecimento, proteção aos trabalhadores e tarifas, entre outros aspectos, e está destinado a substituir o Acordo de Associação Trans-Pacífico que o então presidente Donald Trump abandonou em 2017.

Redação Prensa Latina
Tradução de Ana Corbisier.



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Lula e Petro
Proposta de Lula contra extrema-direita global é "basta!" à normalização da barbárie
Haiti_intervenção (2)
Em carta, entidades internacionais pedem apoio de Celac e Brics pelo fim das intervenções no Haiti
Support Hope
30 anos do genocídio em Ruanda: símbolo do fracasso da França, dos EUA e da ONU
País Basco - EH-Bildu
"País Basco é uma nação com direito de decidir", afirma líder do Eh-Bildu sobre independência