Conteúdo da página
ToggleHavana denúncia intenção do governo dos Estados Unidos de excluir a ilha, assim como a Nicarágua e a Venezuela, desse grande evento
Como país membro da Grande América, Cuba tem o direito de participar de qualquer evento que discuta os destinos da região, disse o secretário-geral da Associação dos Estados do Caribe (ACS), Rodolfo Sobange.
“Somos inclusivos, não exclusivos”, disse Sobange em entrevista à Prensa Latina ao se referir ao bloco regional formado por 25 nações com a costa do Mar do Caribe do México ao Suriname e todas as do arco caribenho, mais 10 associados.
Assista na TV Diálogos do Sul
“Qualquer evento regional deve incluir todos, somos parte do continente, da Grande América, e ainda mais se for um fórum continental; portanto, todos os países devem participar desse encontro”, disse ele, referindo-se à Cúpula das Américas agendada para 6 a 10 de junho em Los Angeles.
OEA
Havana denúncia intenção do governo dos Estados Unidos de excluir a ilha, assim como a Nicarágua e a Venezuela, desse grande evento
Havana denúncia Washington
O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, reiterou recentemente a denúncia de Havana sobre a intenção do governo dos Estados Unidos de excluir a ilha, assim como a Nicarágua e a Venezuela, desse grande evento.
“Os EUA continuam dando sinais de que estão organizando uma Cúpula seletiva sem todos os países do hemisfério”, escreveu o chefe de Relações Exteriores em sua conta no Twitter.
Na opinião do chanceler, com esta decisão Washington procura evitar “uma análise verdadeiramente séria dos problemas que repercutem na vida de milhões de pessoas que vivem nesta parte do mundo”, atitude que responde às motivações políticas e à dupla padrões em sua abordagem a Cuba, enfatizou.
(Im) Posição dos EUA
O subsecretário de Estado dos EUA, Brian Nichols, confirmou que os Estados Unidos excluirão Cuba, Venezuela e Nicarágua da Cúpula das Américas, apesar de os apelos ao continente para realizar um evento inclusivo.
Sabonge visitou Cuba nos últimos dias para começar a coordenar a Conferência de Cooperação da ACS, mais toda a sua, prevista para novembro em Havana, reunião à qual o bloco atribui grande importância em um momento em que a região enfrenta os desafios da recuperação.
“Só através da colaboração internacional conseguiremos avançar face aos desafios que enfrentamos”, salientou o secretário-geral da ACS.
Ao expor a posição da Comunidade do Caribe, o Primeiro-Ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, por sua vez, ratificou o apoio dos países da Caricom a uma Cúpula das Américas sem exclusões.
Redação Prensa Latina
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br