O conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith, foi recebido nesta terça-feira 3 pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, segundo informou o próprio TRF4 em comunicado à imprensa.
Leia também
“Lava Jato: Vender o país não é corrupção? Trair a Pátria não é crime?”
Segundo o Tribunal, “Smith veio fazer uma visita institucional à Justiça Federal da 4ª Região para conhecer um pouco mais do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. A comitiva também foi composta por Rebekah Martinez e Aline Vecchia, conselheira e assistente para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado Americano em Porto Alegre, respectivamente”.
“No encerramento do encontro, o presidente do TRF4 destacou a importância de órgãos como a Embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições”, diz outro trecho do texto
Foto: TRF-4 Divulgação
Reunião aconteceu na manhã do dia 3 de dezembro
Confira abaixo a íntegra do texto e algumas reações de políticos e jornalistas nas redes sociais:
Um conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos visitou hoje o TRF-4, que condenou novamente Lula na semana passada. É muito descaramento. Como disse Rafael Correa: “Nunca vai haver golpe nos EUA porque não existe uma embaixada americana lá”.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) 3 de dezembro de 2019
Imagine se fosse um conselheiro do governo da Venezuela visitando o TRF-4. Qual seria a repercussão disso? https://t.co/7vgeEvSajs
— George Marques (@GeorgMarques) 3 de dezembro de 2019
“No encerramento do encontro, o presidente do TRF4 destacou a importância de órgãos como a Embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições” https://t.co/B599ZCU2C9
— Miguel do Rosario ☕️ (@ocafezinho) 3 de dezembro de 2019
Acho bonito quando o patrão reconhece o esforço dos funcionários… https://t.co/X6jFeBjsC5
— rodrigo vianna (@rvianna) 3 de dezembro de 2019
O que é isso?!
“Presidente do TRF4, Victor Laus, recebeu nesta manhã (3/12) visita do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith. O encontro dos dois ocorreu no Gabinete da Presidência da corte, em POA. https://t.co/YP1oxaxBsw— Sonia Meneghetti (@soghetti) 3 de dezembro de 2019
Leia também o release divulgado pelo TRF-4 sobre o evento:
Conselheiro da Embaixada dos EUA em Brasília visita o TRF-4
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, recebeu nesta manhã (3/12) a visita do conselheiro para Assuntos Políticos da Embaixada dos EUA em Brasília, Willard Smith. O encontro dos dois ocorreu no Gabinete da Presidência da corte, em Porto Alegre.
Smith veio fazer uma visita institucional à Justiça Federal da 4ª Região para conhecer um pouco mais do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. A comitiva também foi composta por Rebekah Martinez e Aline Vecchia, conselheira e assistente para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado Americano em Porto Alegre, respectivamente.
Saiba+
Agentes estadunidenses colaboraram e atuaram dentro do Brasil na Lava Jato
Laus e Smith conversaram por cerca de uma hora sobre as competências do TRF4 e dos tribunais superiores em Brasília. O conselheiro ressaltou que está se atualizando nos recentes casos envolvendo o combate a corrupção no Brasil, como os processos envolvendo a Operação Lava Jato.
O visitante também abordou os julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem acompanhado, como o que decidiu pelo compartilhamento de dados sigilosos de órgãos de controle financeiro sem prévia autorização judicial.
Sobre o mesmo tema
Acordo entre Petrobras e EUA é inconstitucional e poderia ser anulado pelo STF
O desembargador Laus ainda aproveitou a oportunidade para debater as diferenças entre o direito penal norte-americano e o brasileiro, principalmente em relação aos institutos jurídicos do “plea bargain”, nos EUA, e do acordo de colaboração premiada, no Brasil.
No encerramento do encontro, o presidente do TRF4 destacou a importância de órgãos como a Embaixada norte-americana se aproximarem da Justiça e dos tribunais, pois isso possibilita uma maior integração e articulação entre as instituições.
Informações reveladas sobre Lava Jato provam o ‘lawfare’ como arma política no Brasil
A reunião também contou com a presença do juiz federal auxiliar da Presidência do tribunal, Oscar Valente Cardoso.
*Da redação da Brasil247 com informações da assessoria de comunicação do TRF-4
Veja também