Nesta quarta-feira (5), foi divulgada mais uma entrevista do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde abril de 2018. A conversa com jornalistas dos sites Tutaméia e DCM tem duas horas de duração, mas fizemos um resumo, em poucas linhas, dos principais trechos por ele abordados. Acompanhe:
Este governo está destruindo o país. O pensamento único trazido por Fernando Henrique fez um mal enorme para o país. Somente a sociedade pode mudar isso. Aos Estados Unidos não interessa um Brasil forte.
A questão mais grave é recuperar a soberania e a dignidade. Pior que ser vira-lata é [Paulo Guedes] ir bater continência para um outro país, dizer para todo mundo ouvir que tudo está à venda, até o Palácio do Planalto. Onde estão os militares nacionalistas?.
O país precisa de tranquilidade, de estabilidade, em que um procurador acuse e um juiz julgue, não que um juiz seja acusador. Como recorrer a um tribunal superior se o juiz se manifestou como acusador? Se um diretor ou dono de empresa comete um crime, rouba, é preciso prender o cara. Se roubou, prove o roubo e prenda quem roubou, não precisa destruir a empresa.
"A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia."
Já se sabe que a Justiça dos Estados Unidos esteve envolvida na Lava Jato.
A imprensa semeou as mentiras que foram utilizadas contra [a ex-presidenta] Dilma e utilizadas pela justiça a serviço dos Estados Unidos.
O [ex-ministro das Comunicações] Franklin Martins implantou o projeto aprovado pela Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), mas não foi levado adiante. É a imprensa alternativa, os blogues, que estão salvando a situação, divulgando as coisas como elas são.
Democratizar a comunicação é vital para a democracia.
É preciso averiguar o que esteve por trás da eleição do Parlamento britânico, da eleição de [Donald] Trump, [nos Estados Unidos] e de Bolsonaro.
O Pacto entre os três poderes é pirotecnia envolvendo o STF para aprovação da Reforma da Previdência. Não falam em outra coisa que não a reforma da Previdência. Quem tirar um trilhão da Previdência. O país quebra sem a Previdência. Não tem mais nada para fazer no país além da Previdência?
O trabalhador precisa se indignar e se mobilizar em defesa de seus direitos.
A democracia está ameaçada, não brinquem com a democracia. Democracia é a sociedade em movimento. É preciso um pacto entre todos os partidos em torno de um Projeto Nacional, que recupere a soberania e o desenvolvimento sustentável. Não adianta chorar… tem que brigar. A única coisa que resolve é a luta do povo.
Confira a íntegra da entrevista de Lula ao DCM e à Tutameia: