Pesquisar
Pesquisar

#CineDiálogos / Araguaya, A Conspiração do Silêncio

Cinemateca Diálogos do Sul

Tradução:

Araguaya, A Conspiração do SilêncioAraguaya – A Conspiração do Silêncio é um filme brasileiro de 2004 escrito e dirigido por Ronaldo Duque.

O filme procura entrelaçar a determinação de homens e mulheres ao se desprenderem de suas vidas na cidade para ingressarem num universo desconhecido, num ambiente hostil, para lutar contra a ditadura. No meio da floresta, o apoio e a solidariedade vêm do povo da região. E ao mostrar a abnegação militante e o pragmatismo que acompanha decisões difíceis em situações extremas, os personagens da Guerrilha, e da Conspiração do Silêncio são pessoas reais, munidas de emoções, contradições, dúvidas.
Assista o filme

Essa é a situação de Alice (Rosanne Holland) personagem que se baseia na guerrilheira Criméia, que engravidou na selva, e conseguiu furar o cerco militar para ter o seu filho, e acabou sendo uma das poucas sobreviventes civis do conflito. Tanto Genoíno, quanto Criméia fazem depoimentos no filme.
Em meio à rigidez e disciplina que precisam ser seguidos por todos, há espaço para comemorar um aniversário, para cantorias, mostrando que além da convicção em torno da luta, outro combustível que movia aqueles jovens era o amor.
Um dos heróis da Guerrilha foi Oswaldão. As histórias de seus feitos na mata se tornaram lendas na região. Norton Nascimento encarna Orlando Costa, estudante de engenharia que fez curso de guerrilha na China. Oswaldão é um dos eixos centrais da história. A professora aposentada Victoria Grabois, 60 anos, que perdeu o pai, Maurício, o irmão André e o marido, Gilberto Olímpio, no conflito diz que “Oswaldão era uma pessoa de coração enorme e que deu a vida pelo seu país.
Não sei se esse filme pode ajudar as famílias dos 60 desaparecidos a encontrar o paradeiro deles, mas pelo menos pode divulgar para quem viveu aquela época que houve um movimento de resistência no Brasil
Ganhador do Prêmio Especial de Gramado de 2004, o filme é baseado nos acontecimentos da Guerrilha do Araguaya, que aconteceu na década de 1970, no norte do Brasil.
Sinopse:

O Exército Brasileiro no auge da ideologia da segurança nacional, um partido de esquerda dissidente, militante aguerridos (a maioria deles ainda jovens e inexperientes), inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo. Esse é o cenário de Conspiração do Silêncio.

Ficha Técnica

Araguaya – A Conspiração do Silêncio

Brasil / Drama
2004 • cor • 105 min

Direção: Ronaldo Duque

Produção: Ronaldo Duque / Márcio Curi
Roteiro: Ronaldo Duque / Guilherme Reis / Paula Simas
Música: Renio Quintas
Direção de arte: Pedro Daldegan / Eurico Rocha / Boris Knêz / Moema Soares
Direção de fotografia: Luís Abramo / Jacques Cheuich

Elenco

Northon Nascimento

Françoise Forton
Danton Mello


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Cinemateca Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Brasil_desigualdade
Neoliberalismo, concentração de renda e pobreza: o caso da América Latina
G20 Social
Na presidência do G20, Brasil faz encontro inédito e chama sociedade civil a debater crises globais
Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira