Os últimos acontecimentos golpistas do dia 8 mostram que a separação entre “Segurança de Estado” e “Segurança Pública” (interna), hoje, com a globalização da ideologia fascista – financiada pelo tráfico de drogas, de pessoas, e pela lavagem de dinheiro clandestino – integraram a criminalidade comum com as políticas do terrorismo político e com a subversão fascista. Os atores visíveis do dia 8 provam a afirmação: parte dos militares podem até ter ficado na “espreita”, mas o movimento veio de consórcios políticos criminosos organizados nas redes, em conluio com grupos políticos internos e externos da extrema direita.
A globalização financeira – legal/ilegal – se juntou “numa coisa só”, Segurança do Estado para a Democracia e Segurança Pública para a Cidadania. Quem viveu viu: o evento foi o mais visível do mundo ocidental, mas não foi o único.
Documentos e depoimento comprovam apoio e proteção do Exército a extremistas golpistas
O nosso Governo deve responder a esta tentativa golpista dentro dos parâmetros democráticos, de forma sofisticada e orgânica no Estado, tanto no que refere à Segurança Nacional do Estado Democrático, como no plano da Segurança Pública Cidadã.
Ambas, aliás, já são inseparáveis e as ações criminosas globais não mais se desvincularão da política interna, pois ela já tem presentes muitos “atores” da destruição ambiental e do tráfico de dinheiro sujo, nas instituições, nos partidos e nas religiões do dinheiro.
É isso!
Tarso Genro | Advogado, ex-governador do Rio Grande do Sul e colunista na Diálogos do Sul
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56 - Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br
- Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado