Pesquisar
Pesquisar

Parlamento do Mercosul aprova declaração de apoio à Unasul

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

Na última sexta-feira (27) o Parlamento do Mercosul se reuniu na sua sede de Montevidéu, Uruguai para realizar a 54ª Sessão Ordinária.

Um dos pontos mais destacados no debate da Sessão foi a aprovação da Declaração sobre a Unasul, referente à “preocupação pela decisão de seis governos da região, de suspender sua participação na União de Nações Sul-Americanas – Unasul, até que seja designado o Secretário Geral”. A Proposta também expressa a vontade do Parlasul de “acompanhar os doze países membros da Unasul, para que através do diálogo político e o consenso, resolvam o impasse atual e restabeleçam o processo de integração sul-americano”.

Leia aqui a declaração completa.

 

Situação do ex-presidente Lula

 

Previamente à Sessão Plenária do Parlamento, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel participou de uma manifestação com Parlamentares da Bancada Progressista do Parlamento do Mercosul em defesa do Ex-Presidente Lula.

Durante a hora do Tema livre da Sessão Plenária, o debate esteve marcado pela situação política e humanitária do Ex-presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os Parlamentares Arlindo Chinaglia (Brasil), Cecilia Merchán (Argentina) e Benita Díaz (Bolívia) fizeram uso da palavra para manifestar a preocupação pelas condições de reclusão nas que se encontra o Ex-presidente Lula e propuseram que o Parlasul tome ações a respeito.

Por sua parte, o Parlamentar Yul Jabour da Venezuela manifestou sua solidariedade com a situação de Lula e recorda que proximamente haverá eleições Presidenciais no seu próprio país.

Em seu momento, o Parlamentar Humberto Benedetto (Argentina) fez um contraponto aos discursos de apoio ao Ex-presidente Lula da Silva e também recordou e felicitou à República do Paraguai pela celebração das recentes eleições nacionais que incluíam a eleição direta de Parlamentares do Mercosul.

Ságuas Moraes (Brasil) no seu discurso durante o Tema Livre destacou a necessidade de reforçar o Mercosul e de evitar a exclusão da Venezuela do bloco. Também realizou uma defesa do Ex-presidente Lula ao recordar todos os logros obtidos durante sua Presidência.

 

Venezuela

 

Entre os pontos da Ordem do Dia se debateu a situação de prisão do Sr. Gilber Caro, Deputado suplente da República Bolivariana da Venezuela, que segundo os legisladores Dennis Fernández e Lawrence Castro, se configura como uma prisão e persecução política, o qual foi questionado pelo Parlamentar oficialista Yul Jabour. Finalmente, a Proposta não foi aprovada por falta de quórum.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Cubana de Aviacion (1)
A mando dos EUA, empresas argentinas bloqueiam Cuba e negam combustível a aviões
Marcha_Argentina_Educação
Marcha de professores e estudantes é a maior contra Milei e dá aula sobre defesa da Educação
Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina