Pesquisar
Pesquisar

Soberania Popular: O "chavismo" arrasa nas eleições municipais venezuelanas

Os resultados destas eleições municipais, ainda que provisórios, evidenciam que o chavismo continua a ser apoiado pelo povo venezuelano
Redação AbrilAbril
AbrilAbril

Tradução:

Com 92,3% dos resultados conhecidos, os partidos que defendem a Revolução Bolivariana obtêm uma vitória arrasadora nas eleições municipais venezuelanas, que se celebraram neste domingo.

De acordo com os primeiros dados oficiais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), os partidos do Grande Pólo Patriótico, que defendem o “chavismo”, obtêm maioria em mais de 90% das câmaras municipais da Venezuela.

Os resultados destas eleições municipais, ainda que provisórios, evidenciam que o chavismo continua a ser apoiado pelo povo venezuelano

AVN
O povo venezuelano continua a ser soberano apesar das conspirações e das acusações de uma suposta ditadura no país

Ontem ao final da noite, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, revelou que, das 335 listas a nível nacional, 156 já estavam atribuídas, sendo que 142 tinham sido conquistadas pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Outras forças políticas obtiveram 14 listas.

Lucena disse que também já eram conhecidos os resultados em 467 das 702 circunscrições nominais, sendo que 449 correspondem a candidatos do PSUV e 18 a candidatos de outros partidos políticos e coligações, segundo informa a VTV.

Relativamente às 69 circunscrições indígenas, 45 estavam atribuídas, revelou ainda Lucena em declarações à imprensa sobre as eleições, que contaram com a participação de 27,4% dos mais de 20,7 milhões de eleitores inscritos.

A titular do Poder Eleitoral no país sul-americano tinha revelado anteriormente que, no ato eleitoral de ontem, o povo venezuelano iria escolher 2459 cargos municipais e os seus respectivos suplentes entre 18 870 candidatos, para o período 2019-2022, tendo precisado que participavam 51 organizações políticas, 21 partidos nacionais, 11 partidos regionais, bem como organizações indígenas e regionais.

Na mesma ocasião adiantou ainda, segundo revela a Prensa Latina, que, apesar de as eleições locais habitualmente não contarem com acompanhamento internacional, este ato eleitoral contaria com a presença de uma delegação da CEELA (Conselho de Especialistas Eleitorais Latino-Americanos) e um grupo de observadores provenientes da Bélgica.

“Vitória do povo e da democracia”

Se Tibisay Lucena destacou o “civismo” que prevaleceu no ato eleitoral, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, disse que foi “uma vitória do povo e da democracia da Venezuela”, tendo-se congratulado com a paz nestas eleições. No mesmo sentido, o ministro da Administração Interna, Néstor Reverol, sublinhou a plena normalidade que prevaleceu ao longo da jornada eleitoral, indica a AVN.

Durante o dia de ontem, o presidente da República, Nicolás Maduro, também destacou a “tranquilidade” do ato eleitoral, afirmando, para além disso, que o povo venezuelano continua a ser soberano […] apesar das conspirações e das acusações de uma suposta ditadura no país».

“Hoje estamos a realizar a eleição número 25 em 20 anos”, frisou, fazendo questão de vincar que se trata de um recorde» em comparação com as dez eleições celebradas nos Estados Unidos», indica a Prensa Latina.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa
Colômbia_Acordo_de_Paz
Descumprimento de acordos coloca em risco processo de paz na Colômbia
Sem títulodsads
Venezuelanos vão às urnas para decidir onde e como aplicar orçamento público
Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"