Pesquisar
Pesquisar

Bolívia anuncia êxito na luta antidrogas após fracasso dos Estados Unidos no país

O mandatário ressaltou que a Bolívia aplica um modelo próprio para combater esse flagelo, sem a ingerência estrangeira
Redação Prensa Latina
Prensa Latina

Tradução:

O presidente Evo Morales certificou hoje aqui o êxito do modelo boliviano da luta antidrogas, implementado por seu Governo desde 2006, sem a ingerência dos Estados Unidos, nem os instrumentos repressivos empregados durante mais de 20 anos.

Leia também:
Diálogos do Sul lança campanha de assinaturas colaborativas no Catarse 

A declaração foi feita durante sua intervenção no 62º período de sessões da Comissão de Estupefacientes da Organização das Nações Unidas (ONU); disse que a realidade demonstra o fracasso da chamada guerra contra as drogas, levada a cabo pelos Estados Unidos.

O mandatário ressaltou que a Bolívia aplica um modelo próprio para combater esse flagelo, sem a ingerência estrangeira, ao recordar a expulsão por seu Governo da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, por sua sigla em inglês).

Evo advertiu sobre os desafios pendentes nessa luta frontal contra o narcotráfico, contra o consumo de drogas, enquanto existam mercado receptores, como o estadunidense, um dos maiores do mundo.

O presidente viajou para a sede da comissão internacional convidado pela ONU, junto com uma delegação oficial integrada pelo chanceler, Diego Pary, o vice-ministro de Defesa, Felipe Cáceres e diretores de instituições estatais. 

Ilustrou sua fala com dados que demonstram que na Bolívia, na década de 1980, a superfície cultivada com folhas de coca superava os 56 mil hectares e nos anos 1990 sobrepassava os 45 mil; e em 2000 haviam mais de 30 mil, apesar da presença da DEA e da militarização dos territórios. 

Depois da nacionalização da luta contra as drogas, existe uma superfície de algo mais de 24 mil hectares, mas com tendência a uma redução paulatina devido aos métodos de concertação e controle social dos cultivos, enfatizou. 

Depois de sua intervenção e de compartilhar a experiência do modelo boliviano com cifras e resultados, Morales inaugurou neste organismo um stand de produtos nacionais derivados da coca, cujo uso ancestral a nação defende como baluarte da soberania e da identidade. 

O presidente prosseguirá sua agenda internacional com uma visita oficial à Grécia, onde se entrevistará com o primeiro ministro Alexis Tsipras para promover a cooperação e impulsionar o mecanismo de complementaridade comercial com a União Europeia.

Tradução: Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Com Trump, EUA vão retomar política de pressão máxima contra Cuba, diz analista político
Com Trump, EUA vão retomar política de "pressão máxima" contra Cuba, diz analista político
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Visita de Macron à Argentina é marcada por protestos contra ataques de Milei aos direitos humanos
Apec Peru China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Apec no Peru: China protagoniza reunião e renova perspectivas para América Latina
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha (4)
Cuba luta para se recuperar após ciclone, furacão e terremotos; entenda situação na ilha