Pesquisar
Pesquisar

Cuba denuncia prática de genocídio em bloqueio econômico realizado pelos EUA

Relatório foi apresentado no dia 20 de setembro, pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla
Redação Cubadebate
Cubadebate
Havana

Tradução:

O Relatório de Cuba sobre o impacto causado pela política de bloqueio dos EUA na Ilha maior das Antilhas no último ano foi apresentado nesta sexta-feira, 20 de setembro, pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, em entrevista coletiva.

O encontro com a imprensa nacional e estrangeira foi realizado no Ministério das Relações Exteriores, às 10h30, e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube e pela página do Facebook de Cubaminrex.

A resolução intitulada “A necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba” será apresentada pela 28ª vez na Assembleia Geral das Nações Unidas, um espaço em que a comunidade internacional apoiou a Ilha repetidamente.

Relatório foi apresentado no dia 20 de setembro, pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla

Cubadebate
ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla

Projeto de resolução “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba” 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos da América a Cuba por quase seis décadas é o sistema mais injusto, severo e prolongado de sanções unilaterais já impostas a qualquer país.

• No ano passado, o acirramento do bloqueio continuou sendo o pivô central da política governamental dos EUA em relação a Cuba, com efeitos cada vez mais notáveis em sua aplicação extraterritorial.

• O Departamento de Estado norte-americano ampliou em três ocasiões a “Lista Restrita de Entidades e Sub-Entidades Cubanas”, sujeita a sanções adicionais. Essa medida causou danos consideráveis à economia do país ao intimidar a comunidade empresarial internacional.

• Em 17 de abril de 2019, o Departamento de Estado norte-americano anunciou sua decisão de ativar o Título III da Lei Helms-Burton para permitir a apresentação de reclamações nos tribunais norte-americanos contra empresas e indivíduos, cubanos e de outras nacionalidades, que fizessem negócios com propriedades nacionalizadas na década de 1960. Essa decisão encerrou a prática de suspender essa opção por um período de seis meses, assumido desde 1996 pelas administrações anteriores dos EUA e o próprio presidente Trump nos primeiros dois anos no cargo.

• Desde a implementação desta decisão, as atividades econômicas de Cuba foram severamente afetadas, especialmente as relações cubanas com parceiros e investidores internacionais. Nenhum cidadão ou setor da economia escapa aos efeitos negativos dessa política unilateral que dificulta o desenvolvimento, ao qual todos os países têm direito, construído de maneira soberana.

• Além disso, estão incluídas as disposições do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro e do Gabinete de Indústria e Segurança (BIS) do Departamento de Comércio para eliminar, em 5 de junho de 2019, licenças gerais para as viagens educacionais dos grupos “povo a povo” e proibir estadias temporárias em Cuba por aviões não comerciais, navios de passageiros e de lazer, incluindo navios de cruzeiro. Esta medida, além de limitar severamente as viagens dos cidadãos norte-americanos a Cuba, afeta diretamente o emergente setor privado cubano.

• Todas essas ações foram tomadas com o objetivo deliberado e declarado de causar danos econômicos e privar Cuba de recursos financeiros.

• O comportamento do atual governo dos Estados Unidos é um insulto à comunidade internacional que há 27 anos consecutivos condena o bloqueio de Cuba no âmbito das Nações Unidas. Ignora as sucessivas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas e as declarações dos chefes de estado ou de governo da União Europeia, América Latina e Caribe, União Africana, Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac), Grupo dos 77 e China e Movimento dos Não-Alinhados, entre outras organizações que exigiram o fim do bloqueio de Cuba.

• A política de bloqueio contra Cuba continua representando um impedimento para o desenvolvimento do potencial da economia cubana; à implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; e alcançar a Agenda 2030 e seus objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

• O bloqueio é uma violação em massa, flagrante e sistemática dos direitos humanos de todos os homens e mulheres cubanos. Por causa de seu objetivo declarado e da estrutura política, legal e administrativa sobre a qual é sustentada, essas sanções se qualificam como um ato de genocídio, de acordo com a Convenção sobre Prevenção e Punição do Crime de Genocídio de 1948 e como um ato de guerra econômica, de acordo com a Conferência Naval de Londres de 1909. Além disso, viola a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional.

• Os Estados Unidos devem, sem quaisquer condições, pôr fim ao bloqueio injusto que por quase 60 anos causa sofrimento ao povo cubano.

• O salão de Cuba não renuncia a seus princípios nem cessa em suas demandas pela completa eliminação do bloqueio. Portanto, nos dias 6 e 7 de novembro de 2019, o governo de Cuba apresentará novamente à Assembleia Geral das Nações Unidas o projeto de resolução intitulado “Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos da América contra Cuba”.

• Cuba reitera sua gratidão permanente à comunidade internacional por exigir o fim dessa política ilegal, genocida e extraterritorial.

• Na situação atual particularmente difícil, Cuba e seu povo esperam contar mais uma vez com a valiosa contribuição de seus países para pôr fim a essa política ilegal, genocida e extraterritorial.

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.

LEIA tAMBÉM

Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Laura Richardson - Peru
Rio Amazonas em risco: o que se sabe sobre laboratórios biológicos dos EUA no Peru
José Carlos Mariátegui
94 anos sem Mariátegui, fonte eterna para entender as cicatrizes do Peru e da América Latina
Equador_Noboa_plebiscito 2
Plebiscito no Equador: povo rechaça modelo "ultraliberal" proposto por Noboa