Pesquisar
Pesquisar

Após sucesso do primeiro, Ladislau Dowbor lança novo curso online e gratuito; acesse:

Proposta tem como objetivo complementar seu novo livro ''O Capital Produtivo: O Pão Nosso de Cada Dia'', com edição já esgotada, mas disponível na web
Ladislau Dowbor
Carta Maior
São Paulo (SP)

Tradução:

Acabo de publicar o curso “O Capital Produtivo: o Pão Nosso de cada dia” no site dele. No curso anterior, com os 15 vídeos correspondentes ao livro “A Era do Capital Improdutivo” vimos como o sistema econômico e social está mudando, e como se gerou a crise no Brasil. 

Agora, neste segundo curso, disponibilizamos cinco vídeos de 15 minutos, que complementam a série anterior, na medida em que abordam o capital produtivo, ou seja, a reorganização possível dos setores concretos da economia. O livro correspondente está online, com o título original “O Pão Nosso de Cada Dia”, hoje esgotado nas livrarias, mas está sendo preparada uma reedição.

Esta proposta de complementar livros com vídeos curtos está sendo um sucesso, muita gente está vendo, comunidades estão organizando cursos com os vídeos. A Pedagogia da Economia desenvolvida com o Instituto Paulo Freire é uma ótima ferramenta de explicitação dos mecanismos econômicos. 

Precisamos que muito mais gente entenda como isso funciona. Você pode assistir e compartilhar livremente este curso, fundamental na atual conjuntura nacional e internacional. 

São cinco vídeos de 10 a 15 minutos, numa linguagem clara e objetiva, correspondentes a cada capítulo do livro. O curso é em português, não em economês. Você vai entender como a nossa economia está sendo deformada, e como pode ser recuperada.

Pode utilizar com os seus alunos, com a sua comunidade, com o seu sindicato, com os seus amigos. O ideal é que você veja o vídeo e leia o capítulo correspondente, um ajuda o outro. A ideia é ampliar a compreensão do que está acontecendo. Tem tudo a ver com Paulo Freire essa iniciativa de dar às pessoas conhecimentos que facilitem a apropriação da sua realidade. 

A última coisa que as elites deste país querem, é que as pessoas entendam como estão sendo depenadas. Você já viu alguma escola explicar como funciona o dinheiro, o crédito, o emprego? Daí a ideia de uma “Pedagogia da Economia”. Aproveite, faça o curso e torne-se um multiplicador (confira abaixo todas as aulas).

Proposta tem como objetivo complementar seu novo livro ''O Capital Produtivo: O Pão Nosso de Cada Dia'', com edição já esgotada, mas disponível na web

Carta Maior
O economista Ladislau Dowbor

Certificação e auxílio do Instituto Paulo Freire

Você pode fazer este curso de maneira mais formal e com certificado, com pequeno custo. Você poderá contar com e experiência do Instituto Paulo Freire para organizar este curso com o Professor Ladislau Dowbor, a partir da experiência da EaD Freiriana: além das aulas, disponibilização de uma plataforma digital com várias publicações em PDF relacionadas ao curso, interatividade entre docentes e participantes, certificação do curso pela Universitas Paulo Freire (Unifreire) e pelo Instituto Paulo Freire, bem como pela instituição parceira que, com o IPF, vir a oferecer o curso.

Para mais informações, acesse aqui as orientações do Instituto Paulo Freire, ou fale com o Prof. Paulo Roberto Padilha, coordenador geral da EAD Freiriana. (11) 98272-8136 (telefone e whatsapp) ou pelo telefone fixo (11) 3021-5536 – Ramal 3664 Equipe da EaD Freiriana Instituto Paulo Freire.

Pedagogia da Economia II

O Capital Produtivo: o pão nosso de cada dia

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Ladislau Dowbor

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos