Pesquisar
Pesquisar

Audiência pública debate arrendamento de canais de TV

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

Redação FNDC

fndcSublocação de espaço em canais de Tv será o alvo de discussão na Câmara dos Deputados

fndc_dia-nacional-de-luta-pela-democratizac3a7c3a3o-da-comunicac3a7c3a3o_262477500_nA Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, realiza, nesta terça-feira 5, às 14h30, audiência pública para discutir a prática de subconcessão e arrendamento de espaço na grade horária de canais de Tv, sem autorização do Ministério das Comunicações. A iniciativa foi requerida pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que coordena a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular (FrenteCom), e conta com o apoio de diversas organizações da sociedade civil.
O direito de explorar o espaço de um canal de radiodifusão é cedido pelo Estado a um ente privado. É, portanto, uma concessão pública e sua comercialização, por meio de venda de espaço a terceiros, configura ilegalidade. Pelas regras atuais, só é permitido às empresas que operam canais de televisão comerciais, o direito de veicular o máximo de 25% da grade horária em publicidade. Porém, não é o que acontece hoje. Além disso, o conteúdo veiculado, segundo o texto constitucional, deve priorizar finalidades educativas, culturais e científicas.
Levantamento realizado em 2012, pelo Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), mostra uma realidade bem diferente do que prevê a Constituição Federal. A sublocação de espaço nas emissoras é muito comum e a maioria das redes abertas de TV vende blocos de sua programação para igrejas ou programas de televendas. Algumas chegam a arrendar até 22 horas de sua programação diária.
A audiência pública contará com a presença da coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, da coordenadora do Intervozes, Bia Barbosa, além de representantes de empresas de televisão e do Ministério das Comunicações


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Dina Boluarte - desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Dina Boluarte: desqualificada para governar, expert em obstruir a justiça
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Chile processa general que “facilitou” crimes de policiais durante protestos de 2019
Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemoria, afirma historiador
“Espanha deve pedir perdão ao México e abandonar desmemória”, afirma historiador