Pesquisar
Pesquisar

Banco Mundial crê que economia vietnamita é capaz de enfrentar incertezas globais

País tem a capacidade de mobilizar suas energias internas para superar as dificuldades externas, sobretudo mediante as reformas que está realizando
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Hanói

Tradução:

A evolução da economia vietnamita a médio prazo seguirá sendo positiva, apesar da instabilidade do cenário regional e global, avaliou o Banco Mundial (BM) em sua atualização do panorama na Ásia Oriental e no Pacífico.

Replicado por meios de comunicações locais, o informe reduz de 7,1% a 6,6% as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Vietnã para 2019 e augura que em 2020 e 2021 será de 6,5%. 

Segundo o BM, Vietnã é vulnerável às cambiantes circunstâncias da economia mundial por causa da abertura da própria e suas relativamente limitadas reservas fiscais e monetárias. 

Alerta que uma escalada da tensões comerciais e uma desaceleração global mais aguda do que a esperada poderia pesar sobre seu crescimento. 

Mas refere que o país tem a capacidade de mobilizar suas energias internas para superar as dificuldades externas, sobretudo mediante um aprofundamento das reformas que está realizando. 

Considera que a implementação mais audaz das reformas estruturais, fiscais e do setor bancário ajudaria a mitigar os riscos à baixa e respaldaria um alto crescimento sustentado.

País tem a capacidade de mobilizar suas energias internas para superar as dificuldades externas, sobretudo mediante as reformas que está realizando

baomoi.com
Organismos internacionais coincidem que na atualidade a economia do Vietnã é a de maior crescimento no sudeste da Ásia

Consumo interno

Especialistas do banco assinalaram o forte crescimento do consumo interno e a melhora da competitividade como os dois principais impulsores do crescimento econômico do Vietnã na atualidade.

Também o crescente fluxo de investimentos estrangeiros diretos (IED), mas a esse respeito o economista principal do BM para o Vietnã, Jacques Morisset, aconselhou o governo a fortalecer a conectividade entre as empresas que trabalham sob esse regime e as privadas.

Organismos internacionais coincidem que na atualidade a economia do Vietnã é a de maior crescimento no sudeste da Ásia e vai continuar sendo a médio prazo, apesar das instabilidades do comércio regional e global.

Tais predições se baseiam no sustentado crescimento do PIB na última década (uma média superior aos seis por cento), mas sobretudo nos registros deste anos.

De janeiro a setembro, a economia vietnamita cresceu 6,98%, um recorde para um lapso dessa duração nos últimos nove anos.

E o fez de uma maneira crescente; no primeiro trimestre se expandiu 6,73%; no segundo, 6,82%; e no terceiro, 7,31%.

Os especialistas baseiam seus cálculos sobretudo no aumento das IED para o Vietnã, no sustentado crescimento das exportações, na solidez da indústria processadora e manufatureira e a constante subida do consumo interno, entre outros fatores.

A Capital do Vietnã continua na competição pelos World Travel Awards

As autoridades locais celebraram hoje que esta capital esteja entre as pré-selecionadas para os World Travel Awards (WTA), uma espécie de Oscar do turismo mundial, na categoria de Melhor Destina de Cidade. 

Funcionários do Departamento Municipal de Turismo destacaram que entre 2015 e 2018 o número de visitantes estrangeiros a Hanói aumentou em uma média anual de 19%, amostra de seu crescente atrativo. 

No último desses anos a cidade recebeu mais de seis milhões de turistas estrangeiros e neste ano deve superar a cifra, pois de janeiro ao fim de setembro passou de quatro milhões e 700 mil. 

O presidente da Associação de Turismo de Hanói, Nguyen Manh Than, atribuiu o fato às formosas paisagens naturais, à rica cultura, à qualidade dos produtos e serviços, à diversidade gastronômica, à segurança e à hospitalidade que os visitantes encontram na cidade e seus arredores. 

Com seis indicações em outras tantas categorias, Vietnã será um dos grandes competidores nos WTA. O país aspira vencer nas categorias de Melhor Destino do Mundo, Melhor Destino Cultural, Melhor Destino Culinário e Melhor Conselho de Turismo ou organismo equivalente.

Além de Hanói na citada categoria, a velha localidade de Hoi Na (no centro do país) aspira ganhar o título de Melhor Destino Cidade Cultural.

*Tradução: Beatriz Cannabrava

**Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina
Desigualdade_FMI_Banco-Mundial
Em Washington, Brasil adverte: FMI e BM seguem privilegiando EUA e outros países poderosos
EUA_taxar_mais_ricos_Biden
Biden não cumpre promessa de taxar mais ricos e EUA perdem US$ 690 bi em 3 anos