Pesquisar
Pesquisar

Barão de Itararé realiza debate sobre democratização dos meios

João Baptista Pimentel Neto

Tradução:

logo_barao_itarare (1)Rosane Bertotti, Coordenadora Geral do FNDC – Fórum Nacional Pela Democratização da  Comunicação, vai falar sobre os principais pontos do projeto da Lei da Mídia Democrática. Atividade acontece na próxima quinta-feira (06) em São Paulo.

Com agendas importantes para o ano de 2014, acelerar a Campanha do PlipCom – Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática – se torna cada vez mais urgente, pois esta é a ferramenta fundamental para definir os rumos da regulamentação da comunicação no Brasil. A meta é alcançar um milhão e trezentas mil assinaturas para desinterditar o tema na sociedade e pautar o projeto no Congresso Nacional.

O projeto de lei por uma mídia democrática, como ficou conhecido o PlipCom, é o instrumento dos movimentos, entidades e ativistas desde o ano passado, após a sua aprovação no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. No ano passado, primeira fase de mobilização em torno do projeto, os movimentos se concentraram para aglutinar outras entidades e também para explicar os termos da iniciativa popular.

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé quer debater junto com representantes dos movimentos sociais e ativistas sobre a forma que essa luta ganhará em 2014, ano em que o Brasil estará na cena mundial, seja porque será palco da Copa do Mundo ou pela eleição presidencial em que os grupos monopolizados da imprensa costumam agir de modo sincronizado.

Outro fator importante é que falta de regulamentação da mídia reforça questões como racismo, homofobia e machismo e é papel decisório na criminalização de diversas lutas legítimas dos movimentos perante a sociedade, por isso a destacada importância dos movimentos sociais.

Na próxima quinta-feira (6), Altamiro Borges irá apresentar pontos importantes do PLIP juntamente com Rosane Bertotti (representante do FNDC); a presença do publicitário responsável pela famosa página do Facebook “Política no Face”, Mauro Panzera já está confirmada. A reunião começa às 18 horas na sede do Barão, que fica na Rua Rego Freitas 454, na região central da capital paulista.

Serviço

Debate sobre a democraticação dos meios de comunicação
Data: 6 de fevereiro
Hora: 18h
Local: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Endereço: Rua Rego Freitas, 454, centro


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Carlos Rodríguez
"Milei provocou uma das recessões mais rápidas e profundas da história", diz ex-braço direito
Embajada_de_México_en_Ecuador
México pede medidas cautelares devido à invasão da embaixada em Quito e CIJ rejeita
Luis-Abinader
Haiti gravita sobre o novo mandato dominicano de Luis Abinader
Javier_Milei
Milei bloqueia 5 mil ton de comida, deixa mais pobres com fome e inflama revolta na Argentina