Pesquisar
Pesquisar

Biden trai promessas sobre imigração e pode piorar situação de calamidade nas fronteiras

Estudo aponta detenção desumanizante, perigosa e cruel, com danos físicos e psicológicos e limitação de acesso à informação e representação legal
Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Washington

Tradução:

Durante sua campanha eleitoral, o atual presidente, Joe Biden, assegurou que lutaria pela reforma migratória com uma abordagem mais humana, mas depois de mais de um ano no cargo seus eleitores estão decepcionados e não são poucos os que chegam em solo norte-americano pela fronteira com o México e são vítimas de abusos físicos e psicológicos.

Com base em quase 300 histórias individuais, um relatório de 66 páginas publicado pela organização Human Rights First documenta as condições desumanas em centros de detenção para aqueles que cruzam ilegalmente a linha divisória entre os dois países, revelou o site The Intercept.

De acordo com o estudo, a política de imigração da atual administração levou à detenção prolongada de dezenas de milhares de requerentes de asilo no último ano, crianças mantidas em instalações para adultos, bem como o tratamento racista e abusivo de negros e pessoas da comunidade LGTBQ+, entre outros graves problemas.

Para a advogada Rebecca Gendelman, principal autora do relatório, a detenção é desumanizante, perigosa e cruel, inflige danos físicos e psicológicos e limita o acesso à informação e representação legal.

Estudo aponta detenção desumanizante, perigosa e cruel, com danos físicos e psicológicos e limitação de acesso à informação e representação legal

Prensa Latina
O governo dos Estados Unidos, incapaz de cumprir suas promessas, insiste em uma visão racista, xenófoba e repressiva da imigração

Nova denúncia

A nova denúncia sobre o inferno que os imigrantes vivem nesses lugares vem à tona enquanto o governo Biden se prepara para suspender em 23 de maio o Título 42, implementado em 2020 pelo ex-presidente Donald Trump a pretexto de evitar contágios da Covid-19 e assim expulsar a maioria dos indocumentados nos pontos de entrada.

O documento da Human Rights First suscita preocupação sobre como a suspensão desta medida – amplamente criticada pelos defensores dos imigrantes por negar o direito de pedir asilo – pode significar a presença de um maior número de pessoas nos referidos centros, onde há cerca de 18 mil estrangeiros.

Indocumentados nos Estados Unidos: Remessas com sacrifício e sobretudo amor

De acordo com Gendelman, o governo tem autoridade legal para conceder liberdade condicional a esses imigrantes, mas opta por mantê-los atrás das grades, colocando em risco vidas, separando famílias, infligindo traumas, desperdiçando recursos e punindo pessoas por exercerem seu direito legal de solicitar asilo.

O gabinete de Biden diz que está logisticamente preparado para um aumento da imigração e, nesse sentido, ativistas rejeitam o plano de expandir as capacidades do Centro de Processamento de Folkston, uma instalação localizada na Geórgia, perto da fronteira com a Flórida, para reter os que chegam ao país ilegalmente.

O Southern Poverty Law Center afirma que tais ações representam “uma traição às promessas” feitas pelo ocupante do Salão Oval, que defendia um tratamento mais humano para os migrantes.

Isso pode afetar o Partido Democrata, que está arriscando o controle do Congresso nas eleições de meio de mandato em novembro se não cumprir mais de suas prioridades legislativas, e analistas indicam que a questão da imigração é importante no voto dos latinos.

Redação Prensa Latina



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

76a8901f-0233-449f-86af-70fbd36aa70f
Como tráfico de armas a partir dos EUA alimenta altas taxas de homicídio no Caribe
c600a324-a232-4428-a936-6c4b7a2fe9e8
Além de usurpar recursos, EUA aparelham Peru para minar relações com China e Rússia
bfc59549-46d5-45f8-84c7-b0d3e6d92ea3
Sanções, migração e petróleo: como relações com Venezuela impactam eleições nos EUA
658ad6a1-2c64-405a-821a-45b7a985e4f0
"Fique no México": Aliados de Trump tentam manter lei anulada por Supremo dos EUA